Prefeitura de Jahu > Desassoreamento do Rio Jaú supera 1,5 km, aprofunda calha em 2 metros e alarga margem

Serviço iniciado em junho pela Prefeitura avança na região do Sempre Verde e João Ballan 2

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, efetuou o trabalho de desassoreamento em mais de um quilômetro e meio no rio Jaú na região dos Jardins Sempre Verde e João Ballan 2. O serviço iniciado em junho avança diariamente, aprofundando a calha e alargando as margens. O trabalho tem como objetivo amenizar o impacto das enchentes naquele trecho e antecede as obras de drenagem a serem realizadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), mediante convênio com o governo federal.

“As intervenções de desassoreamento e correção do leito do rio Jaú no Jardim Sempre Verde já atingiram cerca de 1,5 quilômetro. A máquina do DAE está fazendo trabalho de aprofundamento e alargamento do leito do rio. Já tirou uma quantidade significativa de terra e areia do leito e conseguiu aumentar a profundidade do rio em dois metros. Também fizemos o alargamento do rio em aproximadamente 12 metros”, explica o prefeito Rafael Agostini, sobre os serviços em execução naquela região da cidade e que vão garantir maior vazão às águas do rio na época das chuvas.

O prefeito ressalta que a terra e areia que foram retiradas do fundo do rio foram utilizadas para construção de uma espécie de muro de contenção ao lado da margem no Jardim Sempre Verde. “Essas intervenções de desassoreamento vão amenizar o risco de alagamento naquela região. Nós temos um rio que está ficando mais largo e mais profundo para dar maior vazão da água.”

Rafael Agostini lembra que as intervenções no rio começaram há cerca de dois meses e que outras obras estão previstas para a região. “Nas próximas semanas vamos começar as obras do PAC no Jardim Sempre Verde, com a construção de um dique de contenção antes do porto de areia, na curva onde se tem um problema muito sério.” A somatória dessas intervenções, segundo o prefeito, vai diminuir o risco de enchentes no bairro.

“Se nós somarmos esse trabalho de desassoreamento e mais as obras do PAC naquela região, que devem começar nas próximas semanas, vamos ter uma situação melhor no bairro e um risco reduzido de enchente”, avisa o prefeito, explicando que o trabalho de dragagem e alargamento de margem tem sido técnico e que precisa ser feito de forma permanente. “Não adianta fazer hoje e voltar a fazer só daqui a dez anos.”