Prefeitura de Jahu > Prefeitura e CDHU entregam chaves a 15 famílias no Distrito de Potunduva

Projeto de desfavelamento prevê 171 residências no local e contempla moradores das favelas Baiano da Bomba e da Fepasa

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Subprefeitura do Distrito de Potunduva e da Secretaria de Habitação, juntamente com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), fizeram nesta terça-feira (15/10) a entrega das chaves a 15 famílias beneficiadas no projeto de desfavelamento das favelas Baiano da Bomba e da Fepasa, no Distrito de Potunduva.

Os moradores contemplados nesse lote de casas assinaram os contratos no próprio local e receberam as chaves. As casas estão prontas para serem habitadas. Um dos contemplados, José Antonio de Paula, recebeu as chaves da mão do prefeito Rafael Agostini depois de ser convidado pelo prefeito para o descerramento da placa de inauguração.

As casas do Residencial Jaú M estão sendo construídas desde 2001 para o desfavelamento do bairro. Trabalhos como os de terraplanagem, regularização das calçadas e reparos nas estruturas deterioradas foram realizados neste ano. As ligações de água e de luz elétrica também foram instaladas neste ano. O conjunto habitacional tem, ao todo, 171 residências. Estão ainda em construção outras 73 moradias, que serão entregues em breve.

Na solenidade da entrega das casas, o prefeito Rafael Agostini reafirmou o compromisso da administração em concluir todas as obras dos governos anteriores que estavam inacabadas, com pendências diversas. “O que estamos fazendo hoje é dar mais um passo para solucionar o problema histórico da cidade de Jaú, que é o problema das favelas. Estamos dando moradia para 15 famílias que passam a ter condições mais dignas para se viver.”

Em seu discurso, o prefeito falou que ao entregar 15 casas no Jaú M a Prefeitura de Jahu dá mais um passo para solucionar um problema que vem desde 2001. “Existe ordem judicial para acabar com as favelas. E demos passo importante para resolver isso.” As prestações variam entre R$ 101,70 e R$ 136,00. Os mutuários terão 25 anos para pagar o valor do financiamento, de R$ 24.912,00, conforme informou o gerente regional da CDHU, Carlos Roberto Ladeira.

Conhecimento – Rafael Agostini destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Habitação, que sabe os caminhos e tem conhecimento técnico para resolver todos os problemas enfrentados nos loteamentos pendentes. A secretária Joana Aparecida Garcia Serra é quem coordena os trabalhos para regularizar as casas, deixando-as prontas para os moradores. “Nosso compromisso é trabalhar para solucionar todas as pendências. Até o fim do ano pretendemos entregar mais casas. Temos mais 70 casas em construção aqui no conjunto Jaú M em parceria com a CDHU”, falou o prefeito.

Rafael Agostini lembrou que problema semelhante de paralisação de obras de moradias ocorreu no conjunto Jaú O, no Jardim Orlando Ometto. Lá foram entregues 135 casas este ano depois de resolver pendências e de recuperar imóveis que estavam deteriorados com o atraso da entrega. “Fizemos um trabalho de colocar tudo em dia, colocar as obrigações do Município em dia e isso permitiu com oito meses de governo entregar todas as casas. É o fim de uma pendência desde o ano 2000, quando foi lançado o bairro. Algumas casas precisaram ser completamente reconstruídas.”