Prefeitura de Jahu > Defesa Civil reúne parceiros e começa a formatar Plano de Contingência para casos de catástrofes

Valdir Baltazar

Comissão Intersetorial de Emergência da Prefeitura de Jahu e demais parceiros da Defesa Civil conhecem projeto do Plano Preventivo Operação Verão 2013/2014 e fazem indicações do que podem colaborar

A Prefeitura de Jahu, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), deu mais um passo na formatação do Plano de Contingência do município nesta quarta-feira (6/10). Reunião na sede do Tiro de Guerra de Jaú apresentou projeto do Plano Preventivo Operação Verão 2013/2014 e recebeu indicações do que cada setor envolvido numa eventual catástrofe pode fazer no atendimento à população. A próxima fase é compilar as indicações e elaborar um simulado para testar a funcionalidade das ações.

Estiveram na reunião o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, membros da Comissão Intersetorial de Emergência (setores da administração pública) e dos demais parceiros - Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Polícias Militar e Civil, SAMU, Escoteiros e outras entidades. O chefe de Gabinete Wilson Turini representou o prefeito Rafael Agostini. Quatro secretários municipais da Prefeitura de Jahu compareceram ao evento – Eduardo Abussamra (Meio Ambiente), Joana Aparecida Garcia Serra (Habitação), João Cardoso (Educação) e Maria Izilda Mattar (Assistência Social). Também estiveram na reunião da Defesa Civil os vereadores João Carlos de Lourenço e Fernando Henrique da Silva.

Coordenador da Comdec, Valdir Baltazar, explica que o esboço do plano está pronto com as funções que cabem a cada secretaria ou parceiro, com o mapeamento de áreas de risco da cidade, a relação das ocorrências atendidas pela Defesa Civil nos últimos anos e outras informações. Após a reunião desta quarta-feira as indicações serão compiladas para ter o panorama de todos que vão atuar no caso de emergências. O resultado será uma apostila a ser compartilhada com todos.

Um dos objetivos da Defesa Civil é realizar em breve um simulado de atendimento a catástrofe. “A proposta é fazer a base de um acontecimento real e ver como todos vão reagir”, diz Valdir Baltazar. “A partir do momento que temos o plano temos de verificar o funcionamento desse plano. Esse simulado vai dar a noção para quando tiver uma situação adversa nós estarmos preparados para esse evento.”

Segundo o coordenador, esse plano coloca o município na situação de cidade resiliente, ou seja, uma cidade que se preocupa com os eventos adversos e promove a informação para que a população em geral tenha consciência de suas atitudes. E que os órgãos envolvidos tenha agilidade na resposta a emergências. Valdir disse que as pessoas ainda não têm a percepção do risco de uma situação adversa, mas que a tendência é mudar isso. Tanto é que ele já conta com alguns cidadãos que ficam atentos a eventuais enchentes. São os integrantes do Núcleo de Apoio à Defesa Civil (Nudec).

O gerente de Gabinete, Wilson Turini, falou que “é importante essa soma de forças dos parceiros e de todas as secretarias envolvidas”. Segundo ele, a Defesa Civil realiza um trabalho digno para a sociedade sofrer o mínimo possível em caso de enchentes. E lembrou que a Prefeitura de Jahu tem realizado trabalhos preventivos, como a dragagem do rio Jahu na região dos bairros Sempre Verde e João Ballan.

Valdir Baltazar explicou que a sede do Tiro de Guerra vai funcionar como ponto de reunião da Defesa Civil e parceiros em caso de eventos adversos. Do local seria desencadeado o Plano de Chamada para acionar todas as partes envolvidas no atendimento à população atingida. A Defesa Civil atende nos telefones (14) 3602-1825 e 9 9855-3149.

VEJA MAIS SOBRE A COMISSÃO INTERSETORIAL DE EMERGÊNCIA.. CLIQUE AQUI

Wilson Turini