Prefeitura de Jahu > Prefeitura faz novo passeio inclusivo com surdos da região

Subida da Matriz será no sábado, dia 9, às 13h30, com grupo de deficientes auditivos; população em geral também está convidada pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo realiza neste sábado (9/11) o segundo passeio de “turismo inclusivo”. Às 13h30 grupo de surdos de Jaú e da região participa da Subida da Matriz, passeio que mostra alguns aspectos da história da igreja, seus vitrais, a escadaria interna, os sinos e a construção do tempo vista de dentro. A coordenação é do turismólogo João Castro.

O passeio será semelhante ao realizado no dia 28 de setembro, quando ocorreu o primeiro passeio inclusivo promovido pela Prefeitura de Jahu - na oportunidade, grupo de 15 surdos de Jaú visitaram a igreja acompanhados por um intérprete de libras da Associação dos Surdos, Adauto Antonio Caramano, que tem curso da linguagem brasileira de sinais.

O passeio foi acompanhado pela TV Globo, que fez reportagem sobre um novo tipo de turismo em fase experimental promovido pela Secretaria de Cultura. Veja a reportagem no site da TV Tem Bauru ( http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/tem-noticias-2a-edicao-baurumarilia/v/jau-desenvolve-projeto-de-turismo-inclusivo-para-deficientes-auditivos/2863438/)

“É um turismo inovador que estamos começando em Jaú. No sábado vamos receber mais um grupo de surdos, mas toda a população pode participar. O passeio inclui a história de Jaú através da igreja, a arquitetura, as peculiaridades da igreja, conhecemos o órgão, o sino, o relógio a quase 60 metros de altura, de onde se tem uma boa vista da cidade”, comenta João Castro. Para participar, segundo ele, basta estar em frente da igreja até as 13h30, horário que tem início o passeio.

João Castro destaca que o projeto é experimental, mas que foi altamente produtivo. “Foi muito bacana ver a reação deles (turistas deficientes auditivos) e passar o conhecimento. Poucas pessoas têm a oportunidade de participar um turismo inclusivo.” Segundo ele, para 2014, a proposta é expandir os passeios, levando deficientes para o cemitério municipal, onde é realizado periodicamente passeios de arte cemiterial. A meta é promover o turismo inclusivo uma vez por mês.

João Castro,  turismólogo da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, convida toda a população para o passeio deste sábado (Subida da Matriz). Segundo ele, o passeio é realizado normalmente com cerca de 20 pessoas no grupo. O primeiro passeio por dentro da igreja centenária neste ano foi realizado durante o Festival de Inverno de Jaú.