8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura amplia turismo inclusivo e apresenta Museu para cegos

 

Programa da Secretaria de Cultura de desenvolver turismo inclusivo cria passeio para deficientes visuais através da história exposta no Museu Municipal José Raphael Toscano

 A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, ampliou o projeto de estimular o turismo inclusivo e programou para este sábado (9/11) um passeio de deficientes visuais ao Museu Municipal José Raphael Toscano. Será às 15h30, com grupo de 10 a 15 deficientes da AMAI (Associação Movimento ao Deficiente Físico), sob a coordenação do diretor do Museu, Julio Polli.

“Nós convidamos o grupo e vamos mostrar que temos capacidade de fazer um passeio inclusivo para portadores de necessidades especiais”, comenta Polli, sobre o convite feito e aceito pela diretoria e assistência social da AMAI. O grupo de visitantes será formado por 13 a 15 pessoas, inclusive da região.

Ele diz que será o primeiro passeio com grupos de cegos pelo museu, mas lembra que já foi feita uma experiência este ano com uma deficiente visual. “Foi um teste e deu certo. A visitante ficou muito motivada.”

Polli fala que a objetivo é que todos os visitantes possam interagir com os objetos e se manifestarem plenamente como cidadão. alguns objetos relevantes para a história da cidade foram separados para que sejam tocados e conhecidos nessa visita monitorada.

 

TV – Julio Polli informa que está prevista a presença de uma equipe da TV Unesp no passeio deste sábado no museu. A mesma equipe programou para fazer outra reportagem sobre turismo inclusivo em Jaú. Antes de ir ao museu, a TV Unesp vai acompanhar o passeio Subida da Matriz (13h30), no qual participam portadores de deficiências auditivas (surdos), acompanhados pelo turismólogo João Castro e pelo intérprete de libras (língua de sinais) Adauto Caramano.

 

Passeio semelhante realizado em setembro teve cobertura da TV Globo (http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/tem-noticias-2a-edicao-baurumarilia/v/jau-desenvolve-projeto-de-turismo-inclusivo-para-deficientes-auditivos/2863438/)

Eventos no museu - Julio Polli é diretor do Museu Municipal desde o início do ano e tem promovido uma série de eventos no local por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. Uma das atrações é o Uma Noite do Museu, no qual personagens da história de Jaú ganham vida para recontar a história aos participantes. Temas como João Ribeiro de Barros, Revolução Constitucionalista e outros já foram abordados. O próximo Uma Noite no Museu será no dia 16 de novembro, quando será realizada uma sessão especial sobre a Consciência Negra – a apresentação será às 20h e é aberta a toda a comunidade.

O Museu também já foi este ano também para o evento musical Museu do Rock, com músicas da cidade de apresentando na lateral do prédio, defronte à praça. Foram feitas edições no Festival de Inverno, Aniversário da Cidade e no mês de outubro dentro da programação mensal da Secretaria de Cultura.

VEJA FOTOS DE "UMA NOITE NO MUSEU - PERSONAGENS JAUENSES"

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas