Prefeitura de Jahu > Concurso “Meu herói, o agricultor” chega ao final

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a  DuPont, a Fundação Raízen e a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) realizou na manhã de sexta-feira (08/11) entrega das premiações do concurso “Meu Herói, O Agricultor”, desenvolvido por meio do projeto “DuPont na Escola”.

A cerimônia ocorreu na sede da Fundação Raízen e contou com a participação dos estudantes classificados à etapa final do concurso, além de professores, coordenadores, membros das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente e representantes das empresas parceiras.

A coordenadora da Fundação Raízen, Luciana Rosa, conduziu o evento com apresentação de vídeo listando orientações de segurança da instituição. Em seguida, grupo de crianças atendidas pela creche da Fundação apresentaram a peça teatral “A Nuvenzinha Marli”, com o intuito de mostrar a importância dos elementos naturais no planeta.

Em seguida, a comissão julgadora, composta pelo secretário municipal de Meio Ambiente Eduardo Abussamra, pelo engenheiro agrônomo Donato Lot (DuPont) e pelo coordenador administrativo Dagoberto Borges (Raízen) foi convidada à avaliar, pontuar e eleger os melhores desenhos feitos pelos alunos e o melhor brinquedo reciclável desenvolvido pelas escolas participantes.

Os autores dos melhores desenhos e que ganharam uma bicicleta foram Matheus Sendão da Silva (5º ano – EMEF “Doutor Pádua Salles”), Lorrayne Vieira Silva (5º ano – EMEF “Lúcia Sampaio Galvão”), Carolina de Oliveira (4º ano – EMEF “Professor Enéas Sampaio Souza”) e Kayani Nasi Ribeiro (5º ano – EMEF “Vereador Ângelo Ronchesel”).

Apresentando brinquedo em forma de ‘casinha’, que visa estimular as capacidades táticas, sensoriais e de percepção das crianças, a EMEF “Lúcia Sampaio Galvão” foi eleita como autora do melhor brinquedo reciclável e recebeu microcomputador completo com impressora multifuncional.

Lançado em outubro, o projeto teve como objetivo ensinar sobre a importância do trabalho e o papel desempenhado pelo agricultor em sociedade junto aos alunos matriculados nos 4º e 5º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) “Doutor Pádua Salles”, “Lúcia Sampaio Galvão”, “Professor Enéas Sampaio Souza” e “Vereador Ângelo Ronchesel”.

As escolas trabalharam o projeto durante os meses de outubro e novembro com base em palestra assistida, vídeos exibidos e materiais de apoio distribuídos pela organização. Após, os participantes redigiram produção textual para fixação dos conteúdos apresentados e produziram desenho relacionado à temática do concurso.