8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Programação cultural da semana

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, divulgou a programação cultural desta semana com destaque para as atrações em comemoração do Mês da Consciência Negra. Os eventos incluem roda de samba, aula de capoeira, vivenciando o maracatu, apresentação musical, palestras, entre outros. Uma das atrações será a encenação no museu sobre os personagens negros da história de Jaú. Veja a seguir.

Será no sábado, às 20h30, mais uma edição do projeto “Uma Noite no Museu”, desta vez com o tema “Consciência Negra”. A edição de novembro do evento tem como meta atingir umas das memórias mais dramáticas de nosso país. Relembrar a presença do negro em nossa história é resgatar um passado de luta e de mestiçagem cultural que é a tônica da sociedade brasileira. Este mês estarão expostos documentos e objetos que remetem a memória do negro em nossa cidade. Personagens e histórias que constituem nosso patrimônio imaterial. Com a participação do Grupo Teatral Epifania e com organização e produção da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo a edição de novembro será única e imperdível.

 

 

12 de novembro - terça-feira

Local: Praça Tancredo Neves

19h30 - Roda de Capoeira com Associação Esportiva e Cultural Zimbo e Associação de Capoeira Bantus.

Sinopse: Em algumas vezes chamada de jogo, em outras, de esporte, a capoeira tem origem incerta. Uma das correntes afirma que ela foi criada por escravos brasileiros. A outra hipótese sustenta que a capoeira foi trazida da África para o Brasil, sendo uma mistura de culturas, uma vez que os índios brasileiros tinham um ritual que mesclava música, dança e luta.

No mundo moderno, a capoeira é considerada um fenômeno social de alta relevância, principalmente pela ação popular de participação e favorecimento da coletividade. Na roda de capoeira não ocorre a separação dos participantes por graduação, sexo, tamanho ou tempo de treino. Existe uma grande democratização do jogo, sendo que os atos de vencer ou perder são muito subjetivos. O que difere a capoeira das outras artes marciais é a simbiose entre o jogo, a arte e a luta. Ou seja, os atos de lutar, jogar e brincar se confundem o tempo todo.

 

20h - Vivenciando o Maracatu com Associação Esportiva e Cultural Zimbo e Associação de Capoeira Bantus.

Sinopse: Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação , nasceram da tradição do Rei do Congo, . A notícia mais remota até há pouco conhecida sobre a instituição do Rei do Congo, em Pernambuco, data de 1711, em Olinda , e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo. A atividade permite o contato com essa contribuição diferenciada da cultura de matriz africana que compõem tão bem a cara do Brasil.

 

13 de novembro - quarta-feira

Local: E.E. Professor Tolentino Miraglia - 20h

Palestra com Dilermando Silva Filho, e Vivência de Capoeira e Cultura Afro com mestres Marcial e Dirléa e professores Jocinei, Dandara e Acotirene.

 

 

14 de novembro - quinta-feira

Local: Escola Maria de Lourdes - 8h

Vivência de Capoeira com Mestre Marcial Lopes

Sinopse: A Associação Amukenguê oferece atividades a crianças a e adultos, nas quais eles podem experimentar diferentes instrumentos de percussão e fazer brincadeiras com ritmo e movimento. Nas oficinas de capoeira haverá uma breve explicação sobre o esporte e poderá se aprender movimentos básicos.

 

Local: Academia Capoeira Zimbo (Balé Mariaska) - 19h30

Aula aberta de Capoeira com instrutor Silvio

 

Local: Academia Bantus (Balé Mariaska) - 19h30

Aula aberta de Maculelê e Puxada de Rede

Sinopse: Essa manifestação de forte expressão dramática, ponto alto dos folguedos populares, destinava-se a participantes de ambos os sexo. A aula aberta busca resgatar a identidade desta manifestação que, batendo as grimas (bastões) ao ritmo dos atabaques e ao som de cânticos em linguagem popular, ou em dialetos africanos, tem grande repercussão nas festas populares do nordeste brasileiro.

A puxada de rede é uma atividade comum no litoral do Brasil sendo praticada por pescadores e responsável pelo sustento de muitas famílias brasileiras. Devido à sua extrema beleza o ritual da puxada de rede foi levado para espetáculos associado à capoeira.

O ritual da puxada de rede é praticado por um grupo de homens, comandado pelo Mestre do mar. Preparam as redes usando calças curtas ou calções e chapéu de palha.

De raízes Africanas, assim como a capoeira, o samba chegou ao Brasil trazido pelos negros africanos e tornou-se parte do nosso folclore, sendo levado a shows e espetáculos de capoeira juntamente com o maculelê e a puxada de rede.

Hoje em dia o samba de roda é muito praticado nos eventos e finais de rodas onde os capoeiristas relaxam dançando. 

 

16 de novembro - sábado

Local: Museu Municipal - 20h30

Uma noite no Museu - Edição Especial Consciência Negra

Sinopse: A edição de novembro do evento tem como meta atingir umas das memórias mais dramáticas de nosso país. Relembrar a presença do negro em nossa história é resgatar um passado de luta e de mestiçagem cultural que é a tônica da sociedade brasileira. Este mês estarão expostos documentos e objetos que remetem a memória do negro em nossa cidade. Personagens e histórias que constituem nosso patrimônio imaterial. Com a participação do Grupo Teatral Epifania e com organização e produção da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo a edição de novembro será única e imperdível.

 

 

17 de novembro – domingo

Local: Estação do Som - 16h

Estasom do Rock

Sinopse: O evento mensal com apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo tem finalidade revelar novos grupos musicais do cenário jauense e dar a oportunidade de troca de experiências entre bandas mais estradas e os grupos iniciantes. Voltado aos amantes do rock o evento mestre estilos e sons. Na edição de novembro estarão participando as bandas: Perfect Way (Jaú), Os Homens da Montanha (Barra Bonita) e Lady Jane (Jaú). A organização desta edição é uma parceria entre o Moto Clube Guardiões Originários e o Grupo Teatral Epifania.

 

Local: Teatro Municipal - 16h30

Circênico em Lendas Brasileiras

Sinopse: Circênico Artes Integradas apresenta o espetáculo “Lendas Brasileiras”, voltado para todos os públicos. A apresentação consiste em elementos circenses, teatrais, música e dança. Convites podem ser adquiridos diretamente no Circêncio Artes Integradas (3624-8020) ou com membros do grupo. Inteira: R$ 20 - Meia: R$ 10.

 

18 de novembro - segunda-feira

Local: Associação Amukenguê - 13h30

Oficina de percussão e Capoeira com Mestre Marcial Lopes

Sinopse: A Associação Amukenguê oferece atividades a crianças e adultos, nas quais eles poderão experimentar diferentes instrumentos de percussão e fazer brincadeiras com ritmo e movimento. Nas oficinas de capoeira haverá uma breve explicação  sobre o esporte e poderá se aprender movimentos básicos.

 

Local: Academia Capoeira Zimbo (Balé Mariaska) - 19h30

Aula aberta de Capoeira com instrutor Silvio

 

 

CINEMA

14 de novembro - quinta-feira

Local: Cinema Municipal - 20h

Sessão Consciência: Invictus

Sinopse: Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.

Legendado - 14 anos

 

15 de novembro - sexta-feira

Local: Cinema Municipal - 20h

Sessão Consciência: Invictus

Sinopse: Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.

Legendado - 14 anos

 

16 de novembro - sábado

Local: Cinema Municipal - 14h

Filme: Universidade Monstros

Sinopse: Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

Recomendação: Livre - Dublado

 

Local: Cinema Municipal - 20h

Filme: O Ataque

O ex-miliar John Cale (Channing Tatum) tinha o grande sonho de entrar para a equipe do serviço secreto que protege o presidente dos Estados Unidos (Jamie Foxx), mas vê sua intenção ir por água abaixo quando não é aprovado na seleção. Sem saber como dar a notícia para sua filha, ele a leva para um passeio à Casa Branca. O que John não esperava era que neste mesmo dia o local fosse atacado por um grupo paramilitar fortemente armado. Com o governo tendo que enfrentar o caos na nação e o relógio correndo, cabe a John encontrar algum jeito de salvar o presidente do ataque.

Legendado - 14 anos

 

17 de novembro - domingo

Local: Cinema Municipal - 14h

Filme: Universidade Monstros

Sinopse: Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

Recomendação: Livre – Dublado

 

Local: Cinema Municipal - 20h

Filme: O Ataque

O ex-militar John Cale (Channing Tatum) tinha o grande sonho de entrar para a equipe do serviço secreto que protege o presidente dos Estados Unidos (Jamie Foxx), mas vê sua intenção ir por água abaixo quando não é aprovado na seleção. Sem saber como dar a notícia para sua filha, ele a leva para um passeio à Casa Branca. O que John não esperava era que neste mesmo dia o local fosse atacado por um grupo paramilitar fortemente armado. Com o governo tendo que enfrentar o caos na nação e o relógio correndo, cabe a John encontrar algum jeito de salvar o presidente do ataque.

Legendado - 14 anos

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas