8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Programação Cultural de Jaú até o dia 24/11

19 de novembro - terça-feira

Local: Praça Tancredo Neves

19h30 - Roda de Capoeira com Associação Esportiva e Cultural Zimbo e Associação de Capoeira Bantus.

Sinopse: Em algumas vezes chamada de jogo, em outras, de esporte, a capoeira tem origem incerta. Uma das correntes afirma que ela foi criada por escravos brasileiros. A outra hipótese sustenta que a capoeira foi trazida da África para o Brasil, sendo uma mistura de culturas, uma vez que os índios brasileiros tinham um ritual que mesclava música, dança e luta.

No mundo moderno, a capoeira é considerada um fenômeno social de alta relevância, principalmente pela ação popular de participação e favorecimento da coletividade. Na roda de capoeira não ocorre a separação dos participantes por graduação, sexo, tamanho ou tempo de treino. Existe uma grande democratização do jogo, sendo que os atos de vencer ou perder são muito subjetivos. O que difere a capoeira das outras artes marciais é a simbiose entre o jogo, a arte e a luta. Ou seja, os atos de lutar, jogar e brincar se confundem o tempo todo. 

 

20h - Vivenciando o Maracatu com Associação Esportiva e Cultural Zimbo e Associação de Capoeira Bantus.

Sinopse: Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação1 , nasceram da tradição do Rei do Congo, . A notícia mais remota até há pouco conhecida sobre a instituição do Rei do Congo, em Pernambuco, data de 1711, em Olinda , e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo. A atividade permite o contato com essa contribuição diferenciada da cultura de matriz africana que compõem tão bem a cara do Brasil.

 

Local: Teatro Municipal - 19h

Palestra: Trajetória das Mulheres através do tempo com Maria Aparecida Pinto

Sinopse: A Palestra tem como tema a mulher negra na formação social e no mercado de trabalho do final do século XX aos dias de hoje. O objetivo da pesquisa foi estudar e apresentar a trajetória de mulheres negras para conseguir estudar e conquistar espaço no campo do trabalho estabelecendo um parâmetro com a mulher branca a nível nacional e local. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórica (revisão de literatura e dados do IBGE e IPEA) e também pesquisa de campo realizada através de depoimentos de mulheres negras que trabalham no setor público e privado da cidade e por meio de entrevista com responsáveis por esses setores, denominada como “mapeamento” investigando a concentração de mulheres negras empregadas nesses locais.

 

Local: Museu Municipal – 20h30

Exposição: Orixás no Espelho

Sinopse: Apesar do Brasil viver intensamente o sincretismo religioso e todos estarmos familiarizados com alguns dos principais orixás - de Iemanjá a Xangô - ainda são poucos os conhecimentos da maioria dos brasileiros sobre a mitologia yorubá e as divindades que compõem o panteão do candomblé. Para adaptar-se à nova realidade no Brasil, os escravos que cultuavam essas divindades acabaram identificando alguns dos orixás com santos católicos, e dessa forma Ogum acabou se misturando com São Jorge e os gêmeos infantis Ibeji com Cosme e Damião.

Uma série fotográfica com imagens bem impressionantes é uma oportunidade legal de se familiarizar um pouco mais com os orixás, e conhecer mais sobre essa rica mitologia que tão comumente é colocada de lado..

 

 

20 de novembro - quarta-feira

Local: Monumento a Zumbi - 9h

Ato Cívico em honra a Zumbi de Palmares

Local: OAB (Ordem dos Advogados do Brasil- Jaú), Show de Samba e Pagode, com cantor Edson Siqueira, Afro Amukenguê e convidados, apresentação de dança com grupo Fenix.

 

Local: Associação Amukenguê - 15h

Palestra e Vivência de Capoeira Angola, com Mestre Claudio Costa da cidade de Feira de Santana/Bahia, participação gratuita.com Mestre Claudio,  (Cultura Negra e preconceitos)

 

Local: Cinema Municipal - 18h

Palestra: Educação Patrimonial - AES Tiete e Empresa Documento

Sinopse: A equipe Documento realiza Oficina de Planejamento. O objetivo desta Oficina de Planejamento é apresentar o Plano de Manejo Arqueológico dos Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê, uma breve síntese do Programa que teve seu início em 2006. Na Etapa Atual que consideramos de Divulgação e Extroversão do Conhecimento, o objetivo é de realizar Exposições Oficina para comunidade em geral. Participaram da Oficina de Planejamento membros do poder público local, a equipe Documento e um representante da AES Tietê.

 

Local: Teatro Municipal -  20h

Um Show de Consciência (Mostra Municipal de Cultura Afro-brasileira)

Sinopse: O Teatro Municipal será o palco da realização da 1ª Mostra Municipal da Cultura Afro-brasileira, evento que faz parte da programação do Mês da Consciência Negra. A mostra reúne as academias Bantus e Zimbo de Capoeira e tem a participação direta da comunidade jauense e das escolas municipais e estaduais da rede. Serão apresentadas danças culturais com ênfase no tema, além da música e do jogo de capoeira. O teatro receberá decoração especial para retratar exposições diversificadas sobre a cultura afro-brasileira, cantigas de roda, combate ao racismo, comunidades quilombolas, combate às drogas, gravidez na adolescência, entre outros temas.

A integração da comunidade e dos alunos e o empenho em difundir as informações e conscientizar sobre o combate ao racismo e a qualquer tipo de preconceito são  considerados extremamente positivos pelos professores e organizadores do evento.  

 

21 de novembro - quinta-feira

Local: Associação Amukenguê - 8h30

Oficina de percussão e Capoeira com Mestre Marcial Lopes

Sinopse: A Associação Amukenguê oferece atividades a crianças a e adultos, nas quais eles poderão experimentar diferentes instrumentos de percussão e fazer brincadeiras com ritmo e movimento. Nas oficinas de capoeira, haverá uma breve explicação  sobre o esporte e poderá se aprender movimentos básicos.

Local: Academia Capoeira Zimbo (Balé Mariaska) 19h30m

 

Local: Teatro Municipal  - 10h, 14h, 16h e 20h

Um Show de Consciência (Mostra Municipal de Cultura Afro-brasileira)

Sinopse: O Teatro Municipal será o palco da realização da I Mostra Municipal da Cultura Afro-brasileira, evento que faz parte da programação do Mês da Consciência Negra. A mostra reúne as academias Bantus e Zimbo de Capoeira e tem a participação direta da comunidade jauense e das escolas municipais e estaduais da rede. Serão apresentadas danças culturais com ênfase no tema, além da música e do jogo de capoeira. O teatro receberá decoração especial para retratar exposições diversificadas sobre a cultura afro-brasileira, cantigas de roda, combate ao racismo, comunidades quilombolas, combate às drogas, gravidez na adolescência, entre outros temas. 

A integração da comunidade e dos alunos e o empenho em difundir as informações e conscientizar sobre o combate ao racismo e a qualquer tipo de preconceito são  considerados extremamente positivos pelos professores e organizadores do evento.  

 

22 de novembro - sexta-feira

Local: Estação do Som - 20h

Café Esportivo: Causos do Esporte com Irineu Carvalho Filho (Sabará)

Sinopse: Sabará, atacante que defendeu o XV de Jaú, a Portuguesa, o Noroeste, times de Alagoas e até a seleção brasileira de novos, hoje vive em Jaú (SP) com a família e terá a oportunidade para falar de sua carreira como esportista e contar inúmeros causos que envolveram sua carreira como boleiro. Uma conversa prazerosa e imperdível para quem gosta do esporte.

 

23 de novembro - sábado

Local: Praça da República - 10h

Conexão Atitude

Sinopse: Conexão: Atitude e Saúde -  Esse projeto vem ao encontro das necessidades de mulheres e pessoas ligadas diretamente ou indiretamente as práticas de atividades físicas como dança, ginástica, recreação e esportes. Ampliando a área de conhecimento teórico e prático, buscando inserir novos adeptos ao mundo benéfico promovido pela prática da atividade física. O evento contará ainda com apresentação de dança de rua e atividade física voltada para uma vida saudável.

 

Local: Parque do Rio Jaú - 20h

Divas do Hip-hop

Sinopse: O projeto Divas do Hip Hop foi concebido para celebrar o universo feminino dentro da cultura Hip Hop e tem como objetivo trazer ao grande público a arte de rua realizada por mulheres. Participam do projeto grandes vozes femininas como Yzalú, Karol de Souza, Amanda Negra Sim, MC Stefanie, Karol Conká e Lurdes da Luz, que apresentam suas próprias canções e também releituras de sucessos como “Domingo no Parque” dos Racionais MCs e “Cabeça de Nego” do Sabotage. Para inovar, dar graça e beleza ao show, bem como reforçar a mensagem da presença feminina no Hip Hop, a banda é toda composta por mulheres, Gabriela Gonzalez (guitarra), Gê Ruiz (baixo), Bianca Predieri (bateria), Roberta Kelly (Percussão), Juliana Ripke (teclado),  Ana Paula Ribeiro (2º voz) e Dj Simmone Lasdenas, intercalam as canções com intervenções de dança com as b-girls Isabelli Afrobreak e Aline Constantino e uma singela homenagem a Dina Di, uma das grandes divas do Rap Nacional.

 

24 de novembro - domingo

Local: Parque do Rio Jaú - 14h

A.M.E. (Amigos da Música Eletrônica) Edição Black

Sinopse: Sinopse: Evento mensal que reúne DJ´s de destaque da cena jauense para apresentarem seu repertório no Parque do Rio Jaú.  O objetivo do projeto é criar um espaço para a música eletrônica e um evento que atraia o público jovem para o Parque do Rio Jaú criando uma nova possibilidade de lazer.

 

Local: Teatro Municipal - 20h

Pianismo - com Hercules Gomes (Circuito Cultural Paulista)

Influência de ritmos brasileiros, jazz e uma técnica refinada são alguns dos aspectos presentes no estilo pianístico e composicional de Hercules Gomes. Natural de Vitória (ES) e radicado em São Paulo, Hercules já se apresentou em importantes festivais (Paraguai), o Festival Internacional Jazz Plaza em Havana (Cuba) e o Festival Brasileiro Instrumental em Tatuí (São Paulo). Em 2012 foi vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo- Instrumentalista e em 2013 lançou seu primeiro trabalho solo intitulado "Pianismo" com composições e arranjos que trazem fotografias panorâmicas do piano brasileiro e fazem o pianista se firmar como um novo talento.

 

 

CINEMA

 

21 e 22 de novembro – quinta e sexta-feira

Local: Cinema Municipal - 20h

Sessão Consciência: Besouro

Sinopse: A escravidão foi abolida. Mas o preconceito fez com que os negros fossem tratados como escravos para ganhar um pouco de dinheiro para sobreviver. A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manoel Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo batizado com Besouro Mangangá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando a hora era para tal.

 

23 e 24 de novembro – sábado e domingo

Local: Cinema Municipal - 14h

Filme: Meu Malvado Favorito 2

Gru (voz de Steve Carell/Leandro Hassum) mudou radicalmente sua vida e agora seu negócio é se dedicar às filhotas Agnes (Elsie Fisher), Edith (Dana Gaier) e Margo (Miranda Cosgrove), deixando de lado os tempos de vilão. Ele só não contava que seu passado de "ladrão da Lua" pudesse falar mais alto e ser responsável pelo seu recrutamento, através da AVL (Liga Anti-Vilões), para salvar o mundo na companhia da agente Lucy (Kristen Wiig/Maria Clara Gueiros). Juntos, eles precisam localizar o criminoso que roubou a fórmula PX41, e Gru desconfia que um antigo "concorrente", chamado El Macho (Beijamin Bratt/Sidney Magal), possa ser o responsável por essa maldade. Para completar os problemas, o parceiro Dr. Nefário (Russell Brand/Luiz Carlos Persy) resolveu abandoná-lo e Margo está vivendo seu primeiro amor.

Dublado - livre

 

Local: Cinema Municipal - 20h

Filme: Wolverine Imortal

Após matar Jean Grey (Famke Janssen) para salvar a humanidade por ela não conseguir controlar os poderes da Fênix, Logan (Hugh Jackman) decidiu abandonar de vez a vida de herói e passou a viver na selva, como um ermitão. Deprimido, ele é encontrado em um bar pela jovem Yukio (Rila Fukushima). Ela foi enviada a mando de seu pai adotivo, Yashida (Hal Yamanouchi), que foi salvo por Logan em Nagasaki, no Japão, na época em que a bomba atômica foi detonada. Yashima deseja reencontrar Logan para fazer-lhe uma proposta: transferir seu fator de cura para ele, de forma que Logan possa, enfim, se tornar mortal e levar uma vida como uma pessoa qualquer. Ele recusa o convite, mas acaba infectado por Víbora (Svetlana Khodchenkova), uma mutante especializada em biologia que é também imune a venenos de todo tipo. Fragilizado, Logan precisa encontrar meios para proteger Mariko (Tao Okamoto), a neta de Yashida, que é alvo tanto de seu pai, Shingen (Hiroyuki Sanada) quanto da Yakuza, a máfia japonesa.

Legendado - Recomendação: 14 anos

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas