8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura inova com turismo inclusivo para surdos e vira notícia nacional


Subida na Matriz é realizada duas vezes com deficientes auditivos guiados por turismólogo e por intérprete de libras

 

 

 

 

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, conseguiu virar notícia nacional com uma idéia simples, a de promover o turismo de inclusão social de surdos. A Subida da Matriz, realizada em setembro, com um guia turístico e um intérprete de libras, em parceria com a Associação Jauense de Surdos (ASJA), foi tema de reportagem da TV Tem/Globo. Por causa da repercussão, um novo passeio foi realizado em novembro. E novos serão agendados.

“A Prefeitura de Jahu está, felizmente, conseguindo destaque na mídia nacional nas últimas semanas por conta de um programa de turismo inclusivo, que está trabalhando os surdos da cidade, os membros da associação de surdos da região, para conhecerem mais sobre a história e também sobre os pontos turísticos da nossa cidade”, ressalta o prefeito Rafael Agostini.

O prefeito diz que o objetivo desse turismo é fazer com que o patrimônio histórico e as memórias culturais históricas se transformem em um turismo de aprendizado para aqueles que têm deficiência auditiva. “É um tipo de turismo que está chamando a atenção de outras cidades, inclusive da mídia nacional, porque ele está incluindo pessoas que, até então, não tinham tido a oportunidade de ter este conhecimento, de ter uma linguagem propícia para que possam desenvolver suas múltiplas atividades. O nosso objetivo é aperfeiçoar os nossos programas voltados a esse público.”

Rafael Agostini lembra que na campanha eleitoral chegou a fazer reuniões para ver as demandas da Associação de Surdos de Jaú. “Percebemos durante essas conversas o quanto eles eram carentes de terem oportunidades por parte do poder público para o desenvolvimento de atividades.” A meta é expandir: “É uma proposta que pretendemos expandir no próximo ano, levando essas ações, também, para outros setores, como outras partes da administração, como o esporte, por exemplo.”

Na avaliação do prefeito, o turismo inclusivo com surdos “é importante para desenvolver a cidadania nessas pessoas” e também para que conheçam a memória cultural e arquitetônica de Jaú. “É um trabalho que vamos continuar. Queremos que a ASJA, a Associação de Surdos de Jaú, participe mais, com mais sugestões na Secretaria de Cultura e Turismo da cidade”, finaliza o prefeito.

 

Surdos e cegos - Responsável por acompanhar o grupo de surdos na Subida da Matriz, o turismólogo João Castro fala sobre o projeto: “O turismo inclusivo em Jaú é uma nova modalidade de turismo que a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo vem colocando na cidade. É um segmento novo de turismo e estamos focando nos surdos. Porém, já fizemos alguns passeios com cegos também”, diz ele, referindo-se à visita monitorada realizada em novembro no Museu Municipal de Jaú.

“Vamos agora produzir um vídeo com surdos convidando outros surdos a conhecerem a cidade e os pontos turísticos que Jaú tem para oferecer. O projeto está sendo positivo. Tem um retorno bastante interessante da população, tanto de ouvintes quanto de surdos. No  último passeio vieram pessoas de Bariri, Dois Córregos e das cidades vizinhas. Conseguimos atingir nosso objetivo, que era expandir este tipo de turismo que agora Jaú está se adequando”, analisa João Castro.

OUÇA SONORA DO PREFEITO RAFAEL AGOSTINI SOBRE O TURISMO INCLUSIVO

OUÇA SONORA DO TURISMÓLOGO JOÃO CASTRO SOBRE O PROJETO

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas