Prefeitura de Jahu > Desenvolvendo Talentos está de volta com palestra “Ser Voluntário” no Cinema Municipal

Secretária de Governo de Jaú, Ana Carolina A. Martins

Série de palestras oferecida pela Prefeitura de Jahu será retomada em 12 de fevereiro com Remédicos do Riso abordando o voluntariado

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Governo, retoma na quarta-feira (10/02) a série de palestras do Projeto Desenvolvendo Talentos. Depois da pausa no fim do ano e em janeiro as palestras estão de volta e, de imediato, com um tema que promete empolgar: “Ser Voluntário”.

Os palestrantes são justamente duas pessoas que fazem do voluntariado suas razões de viver por meio do grupo “Remédicos do Riso”. A palestra será às 19h, no Cinema Municipal. A participação é destinada aos servidores públicos, mas também podem participar todas as pessoas da comunidade.

Os palestrantes são Rogério César Fabre e João Alberto Rosin, que se vestem de clown e levam alegria a crianças e demais pacientes internados. Coordenadores do grupo Remédicos do Riso, que atua no Hospital Amaral Carvalho de Jaú, Rogério e João devem conduzir a palestra de forma bem descontraída e mostrar o quanto é importante dedicar uma hora do seu tempo para o voluntariado.

A secretária de Governo, Ana Carolina de Andrade Martins, salienta que o trabalho voluntário é muito importante para a sociedade. “Através desse nobre e solidário gesto, as pessoas atendidas experimentam o sentimento de que são importantes para outros e que os valores e respeito ao próximo valem a pena e fazem diferença nas diversas situações impostas pela vida”, diz.

“Convidamos todos os servidores municipais e demais membros da sociedade de Jaú para participarem da palestra com a presença do grupo de voluntários do HAC, Remédicos do Riso. O tema será voluntariado. O que é voluntário? Todo cidadão que dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas atividades como ator social e agente de transformação”, convida a secretária Ana Carolina.

“Qual o objetivo dessa palestra? Resgatar o altruísmo e a solidariedade, porque são valores morais socialmente constituídos vistos como virtudes do indivíduo. Nós convidamos todas as pessoas, porque é um momento para que possamos estar refletindo qual é nosso papel perante a sociedade”, completa a secretária de Governo da Prefeitura de Jahu.

João Alberto Rosin fala sobre o tema. “Vamos mostrar um pouco do trabalho que realizamos em benefício dos pacientes do Hospital Amaral Carvalho, seus acompanhantes e os colaboradores da instituição, com o objetivo de despertar nas pessoas a vontade de serem voluntários também”, afirma.

Rogério César Fabre complementa ressaltando que há diversas maneiras de ser voluntário. “Não é preciso, necessariamente, se vestir de palhaço para realizar uma ação voluntária. As pessoas podem colaborar com atividades de creches, abrigos, escolas, asilos e até mesmo dentro de suas próprias casas.”

Trabalho - O trabalho dos Remédicos do Riso consiste em levar alegria aos pacientes, acompanhantes,  funcionários e colaboradores do HAC. Com o paciente (foco principal) a intenção é de resgatar o lado sadio da vida, o lado criança, histórias alegres, etc., que, em virtude do tratamento, ficaram esquecidos.

O grupo é formado por 60 clowns atuantes, porém, o grupo tem mais de 70 integrantes. Eles contam com suporte de profissionais nas áreas de Psicologia, Motivação e Artes Cênicas. O grupo possui integrantes de diversos segmentos profissionais, como policial militar,  cuidadora de idosos, vendedor, mecânico, assistente social, artesão, escriturário, bancário, professor, funcionário público e outros.

Além do trabalho solidário no hospital, os Remédicos do Riso realizam palestras gratuitas voltadas ao trabalho voluntário em escolas, faculdades e empresas.