8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Vigilância Epidemiológica prorroga vacinação anti-rábica

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e do setor de Vigilância Epidemiológica, prorrogou até o final de março a campanha de vacinação contra a raiva.

Segundo a médica veterinária da Vigilância Epidemiológica, Daniela Midori Satake, a campanha anti-rábica ocorreu em 2013 no período de 05 de agosto a 07 de setembro, mas foi prorrogada até março de 2014. “A estimativa de animais vacinados em 2013 girou em torno de 19 mil animais, sendo que 80% desses foram imunizados. Temos em torno de mil doses para animais que ainda não foram vacinados”, reforça.

Ainda segundo a médica, as pessoas não devem ter receio de vacinar seus animais. “Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a dose, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. A exceção vale apenas para os animais doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).”

Conforme Daniela, a raiva é uma doença viral que acomete o sistema nervoso central, causando uma inflamação nesse local, evoluindo rapidamente para a morte do animal ou ser humano. É altamente letal em quase cem por cento dos casos (tanto em homens quanto em animais). Acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive o homem. Os principais transmissores da raiva são os animais domésticos. “Importante ressaltar que os animais a serem vacinados devem ser transportados com coleiras e guias. Os cães bravios devem estar com focinheira para evitar acidentes, e os gatos devem ser levados em caixa de transporte ou similares. Além disso, o proprietário do animal deve estar munido com a carteirinha do ano anterior”, pontua.

Os interessados devem procurar a Clínica Veterinária Municipal, localizada à Rua Amaral Gurgel, 715, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Para mais informações, o telefone é 3621-3318.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas