8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura prepara 4 dias de atrações no Carnaval Jahu Folia

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

 

- Principais eventos são os shows dos grupos Katinguelê, Sinhá e Barulhinho Bom

- E ainda o Baile da Saudade no tradicional prédio do Jahu Clube Centro

- Blocos e escola de samba se concentram no centro histórico e no Parque do Rio Jaú

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, divulgou nesta quarta-feira (19/02) a programação do Carnaval Jahu Folia, com uma série de atrações durante os quatro dias de festa. As novidades foram apresentadas na entrevista coletiva realizada no Salão Nobre. Além do prefeito Rafael Agostini e do secretário Hamilton Chaves também participaram três integrantes da Secretaria de Cultura – Gustavo Pizzolio, Jeferson Miranda e João Castro.

Entre as atrações do Jahu Folia está a realização de um baile carnavalesco na tradicional sede do Jahu Clube Centro e a presença de grupos de samba Katinguelê, Sinhá e Barulhinho Bom. Pouso Alegre e Distrito de Potunduva também serão contemplados com eventos, como também a região central histórica de Jaú, o kartódromo, o museu e o Parque do Rio Jaú. São mais de duas dezenas de atrações, incluindo a Batucada do Bacalhau, realizada em parceria com a iniciativa privada. A programação prevê também concentração de blocos na Praça Siqueira Campos.

Logo no primeiro dia, dia 1º de março (sábado), grupos de samba vão se encontrar para jogar bola e cantar no “Jaú Samba Gol”, a ser realizado na Praça do Museu, das 12h Às 16h. O complemento da atração será o show musical na mesma praça, às 20h, levando para o palco as bandas vencedoras do torneio de futebol.

O prefeito Rafael Agostini destacou o empenho da equipe da Secretaria de Cultura e dos agentes envolvidos na organização do carnaval e ainda as demais pessoas que colaboraram com as discussões nos fóruns. “Buscamos contemplar diversos segmentos carnavalescos com diferentes atrações e contemplar também diferentes públicos e diferentes eventos. Essa diversidade toda é porque tivemos mais tempo para organizar e planejar o evento. É uma programação de carnaval de qualidade e de graça para a população da cidade.”

Rafael lembrou que serão quatro dias de carnaval com mais de 20 atrações, várias delas por dia e em diferentes locais. Além da programação que contempla o Pouso Alegre de Baixo, o prefeito ressaltou que “todos os dias vamos ter atrações no Distrito de Potunduva”.

Festa familiar - O carnaval jauense tem nome próprio a partir de 2014: Jahu Folia. A Prefeitura de Jahu investe em uma festa mista, que contempla carnaval de rua e de salão. “A ampliação da grade de eventos e o investimento em um modelo popular e familiar têm como objetivo consolidar uma filosofia de reconstrução da opinião pública sobre este evento do calendário municipal”, comenta o secretário de Cultura, Esportes e Turismo Hamilton Chaves.

Segundo ele, “pretende-se repetir os sucessos do ano passado e acrescentar novas propostas que levem milhares de jauenses e turistas para as ruas para curtirem shows musicais e concentrações de blocos e escolas de samba”. Um dos objetivos é resgatar a tradição do carnaval do município sem abrir mão das inovações.

 

Fórmula de atrações - A Secretaria de Cultura manteve a fórmula das concentrações, agora no Parque do Rio Jaú. O centro histórico da cidade também receberá os festejos de momos com a presença de blocos independentes. Eles varão a concentração na Praça Siqueira Campos e partirão em corso pelas ruas centrais em direção à concentração final no Parque do Rio Jaú.

As principais atrações ficam por conta dos shows dos grupos Katinguelê, Sinhá e Barulhinho Bom. Eventos independentes completarão os festejos em Jaú. A Batucada do Bacalhau, projeto de iniciativa do Bloco dos Galvão, chega ao seu terceiro ano, ampliado para quatro noites. Agora, passa a fazer parte do calendário oficial da cidade. E o projeto Roda de Samba, de iniciativa do Bloco da Bocada, promete arrastar os foliões para a festa de carnaval.

 

Diversidade de locais - Um dos grandes diferenciais do carnaval jauense está no oferecimento de atrações para todos os públicos e de forma descentralizada. De acordo com a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, a programação foi elaborada para que toda a família possa aproveitar os dias de folia.

Destacam-se ainda duas noites de baile e duas matinês no bairro Pouso Alegre, quatro noites de carnaval no Distrito de Potunduva e o tradicional CarnaSani (Jardim Padre Augusto Sani). O objetivo desta diversificação é mostrar que o carnaval jauense é, de fato, o mais forte na região, com atrações para todos os públicos.

As escolas de samba de Jaú começam neste ano um processo de reestruturação, a partir de um plano de trabalho exigido pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. Mesmo assim, o bloco Afro-Amukenguê e a Escola Unidos da Vila XV se apresentarão dentro da programação de carnaval. Ambos estarão nas concentrações no centro histórico da cidade.

 

Velhos carnavais - Uma das novidades do Carnaval 2014 de Jaú é a realização de um grande Baile da Saudade, na terça-feira (4/2), às 21h. Ele ocorrerá na tradicional sede do Jahu Clube Centro. O baile vai ter a animação da Banda Unidos da Jovem Banda. A entrada é gratuita, mas por causa da capacidade limitada do ambiente a Secretaria de Cultura fará a distribuição antecipada dos convites para a atração embalada a marchinhas de carnaval.

 

Blocos de Carnavais - Os blocos de carnaval vão dar um toque especial para a folia jauense. As turmas prometem alegria nas ruas e avenidas do centro histórico no dia 2 de março, no domingo de carnaval.  A previsão da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo é de que cerca de cinco blocos se concentrem na Praça Siqueira Campos e desfilem em forma de corso pelas ruas da cidade. Os grupos vão contar com apoio da Prefeitura na infraestrutura, logística, segurança e licenciamento. Haverá ainda na terça-feira de carnaval (4 de março) a apresentação de escolas de samba.

 

 

 

Grupo Katinguelê

“Princípios” é o título do 11º cd do Grupo Katinguelê. O título resume bem a trajetória de quase três décadas de sucesso: 11 CDs e 2 DVDs. Princípios e valores acompanham a carreira do grupo que resiste às mudanças no cenário musical, pois manter-se na memória de uma legião de fãs, no decorrer desses anos, é algo que satisfaz e motiva o grupo a presentear seu público com o que há de melhor em shows de pagode e samba.

O grupo apresenta um show contagiante, agregando ao repertório músicas que reverenciam os grandes nomes do samba e apresentam sucessos de grupos  novos. O que mostra que Katinguelê valoriza as mudanças, demonstrando a humildade, característica inerente dos componentes.

 

O Katinguelê acrescenta também novos ritmos aos shows, mostrando a preocupação, a constante mudança  de  gosto popular. Com isso, o Katinguelê prova que está em estudo permanente para estar mais próximo do público. No novo CD, duas músicas já despontam nos primeiros lugares das rádios de todo o Brasil, “Toda Chique”, dos compositores Suell, Allan Lima e Thiago Silva, e “Teu Amor”, de Oscar Tintel, e mais 13 músicas  que cairão, certamente, no gosto dos que acompanham com fidelidade o grupo.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas