Prefeitura de Jahu > Alunos da rede municipal visitam Bocaina durante ação do Cidade Escola

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, deu início na quinta-feira (13/03) às edições do projeto “Boa Vizinhança” para o ano letivo de 2014. Orientado nos períodos da manhã e tarde, o “Boa Vizinhança” contou com a participação de 80 alunos matriculados no 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Professora Alvarina Bizarro Souza”, que visitaram a cidade de Bocaina e conheceram atrativos turísticos.

A condução dos trabalhos foi realizada pelo turismólogo João Guilherme Ribeiro Castro, e contou com a monitoria do professor Frederico Galdino, além das docentes Alessandra Carraro, Fabiana Tesser e Flávia Urbano.

Parte integrante do programa Cidade Escola, o projeto “Boa Vizinhança” tem caráter permanente e é realizado mensalmente às quintas-feiras. Conforme cronograma desenvolvido pelo Núcleo de Programas Especiais e Informatização (NPEI) da Secretaria Municipal de Educação, a próxima edição está prevista para quinta-feira (20/03), com saídas agendadas às 8h e às 13h, contemplando 80 alunos da EMEF “Professor Antônio Waldomiro de Oliveira”.

Roteiro

A primeira parada do passeio foi realizada no Portal de São João Batista. Instalado na entrada de Bocaina, o Portal conta com uma escultura do padroeiro da cidade, abrigada por pilares que fazem alusão às entradas de antigas e imponentes fazendas cafeeiras da região, sobreposta por lampiões que iluminam o monumento, e detalhes artísticos que remontam ao período neoclássico.

Em seguida, a visitação seguiu em direção à Praça Pedro Izar, regionalmente conhecida pela Festa da Fogueira, onde devotos caminham sobre brasas incandescentes provando sua fé.

Na Igreja Matriz de São João Batista, construída entre 1907 e 1910, os alunos puderam observar 13 telas de arte sacra do pintor Benedito Calixto de Jesus.

Em continuidade ao passeio, os alunos foram encaminhados até a Praça Rui Barbosa, onde apreciaram os jardins repletos por topiarias, arte que consiste em moldar arbustos e gramíneas para que formem silhuetas, desenhos, letras e algarismos.

O último local visitado foi a Biblioteca Municipal “Emmanuel Guedes”, com sala de gibis e acervo composto por mais de 15 mil obras. Mensalmente, a unidade chega a registrar 300 empréstimos.