8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura cria Festival Saul Galvão com gastronomia, atrações culturais e incentivo ao turismo

 

Prefeitura de Jahu cria projeto que desenvolve turismo, incentiva economia e homenageia crítico gastronômico jauense Saul Galvão de França Júnior

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, apresenta o Festival Saul Galvão de Gastronomia. Entre 25 de abril e 11 de maio bares e restaurantes da cidade vão oferecer pratos e drinks com valores promocionais com o objetivo de incentivar o jauense a curtir pratos diferenciados, atrair turistas de toda a região e incrementar as atrações culturais à disposição de todos. Saul Galvão de França Júnior nasceu em Jaú, foi jornalista, escritor, crítico de restaurantes e expert em vinhos (mais detalhes abaixo).

O Festival foi lançado nesta quarta-feira (16/04) pelo prefeito Rafael Agostini em entrevista coletiva no Salão Nobrea. “É uma satisfação para a Prefeitura de Jahu transformar em realidade essa semente que foi plantada. Acreditamos que faz com o setor gastronômico de nossa cidade passa a ter uma política pública para sua expansão e seu fomento. É claro para nós, do poder público, que Jaú vem se consolidando como pólo regional de prestação de serviços, como mostra números do IBGE-Cidades e da economia da cidade.”

De acordo com o prefeito, o setor de serviços vem ocupando espaço na economia da cidade. “Temos de ter nossas políticas públicas voltadas para o que temos de melhor. Dentro dessa lógica, o ramo de gastronomia, se tiver incentivo e política pública adequada e iniciativas que visem sua propagação em nível regional, tenho certeza que pode ser a mola propulsora de muito desenvolvimento para Jaú.”

Segundo Rafael Agostini, é com base nessa lógica do  crescimento do setor de serviços que foi lançado o Festival Saul Galvão. “Bares e restaurantes da cidade aderiram ao festival e vão oferecer pratos e drinks com valores promocionais para incentivar o jauense a curtir de perto sua gastronomia. Também temos o objetivo de atrair turistas da nossa região e isso acaba incrementando as ações culturais ligadas a essa iniciativa.”

 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hamilton Chaves, informa que está sendo produzido um guia com informações detalhadas dos estabelecimentos e seus pratos que participam do Festival Saul Galvão. O material informativo tem o mapa da cidade e as localizações dos pontos onde a gastronomia vai estar em evidência. “Serão impressos 55.000 unidades para distribuição em 28 cidades vizinhas, dentre elas Bauru, Araraquara, São Carlos e Botucatu.” O guia será distribuído na próxima semana e a versão digital estará disponível no site da Prefeitura.

 

“Cada restaurante escolheu um prato específico e promocional para o Festival Saul Galvão”, ressalta Hamilton Chaves, lembrando que todos já foram fotografados para compor o guia do evento. Segundo ele, a Comcorp fez os contatos com os estabelecimentos e está elaborando o material de divulgação.

Na entrevista coletiva, além do prefeito Rafael Agostini e do secretário Hamilton Chaves, também fez parte da mesa Sila Galvão de França, irmã do homenageado Saul Galvão; Maria Julia Mascaro, diretora do Senac; Caíque Paes de Barros, diretor da Comcorp, Giovanni Filippi, presidente do Sinbar (sindicato dos bares e restaurantes) e Jorge Luiz Alcalde (secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio).

Participantes –  O Festival Saul Galvão será a maior ação de marketing já realizada pelo setor na história de Jaú, envolvendo 22 restaurantes e bares. Uma ampla campanha de divulgação está sendo feita em parceria com a Comcorp, empresa especializada em feiras e eventos e que também realiza em Jaú a Jahu Trend Show, voltada ao setor de calçados.

Bar do Português, Batataria Rostii, Bevenutti, Cachaçaria Donna Branca, Calzone, Cervejaria 101, China In Box, Doce Pimenta, El Puerto, Espaço União Livraria, Grevillea, Gulana Bar, La Tavernetta, La Trattoria, Mi Casa, Su Casa, Nardo Restaurante, Salomé, Scooters, Shed, Top Açaí, Red Burguer e Dendo

Atrações – Além da gastronomia, o festival contempla atrações culturais, cuja programação inclui eventos em praça pública, no Cinema, no Teatro e no Museu Municipal e no Parque do Rio Jaú. O secretário Hamilton Chaves destaca que a própria homenagem ao aviador João Ribeiro de Barros foi adaptada para estimular o festival, já que será realizada na noite de sábado (26/04) na Praça Siqueira Campos.

O secretário aponta ainda eventos com o Circuito Sesc de Artes no dia 10 de maio, no penúltimo dia do festival; a apresentação no parque da Jahu Jazz Band; o A.M.E. especial com cobertura pela Revista de Sábado/TV Tem; o Museu do Rock e outros atrativos culturais, como uma exposição em homenagem a Saul Galvão. Todos os eventos são gratuitos.

Workshops – Entre os eventos do Festival Saul Galvão estão workshops ligados à alimentação em parceria com o Senac e ações do Sebrae de capacitação do proprietário de bares e restaurantes. O público-alvo é formado por profissionais da área.

Serão realizados três workshops em parceria com o Senac: Garçom (28/04), Básico de Veinhos (5/05) e Básico de Cerveja (12/05. Todos com docentes do Senac, onde é feita a inscrição dos interessados em conhecer sobre os temas abordados. A duração dos workshops é de quatro horas cada, com 30 vagas disponíveis. Informações: (14) 2104-6400, Rua São Sebastião, 145.

A parceria com o Sebrae, segundo a Comcorp, consiste no oferecimento de dois programas de capacitação para empresários do ramo alimentício: Programa Alimentos Seguros (qualidade dos alimentos, evitar perdas e armazenamento) e Receita de Sucesso (palestras para melhoria de gestão dos pequenos negócios de alimentação fora do lar).

 

Quem foi Saul Galvão?

(Fonte: www.facebook.com/festivalsaulgalvao)

Saul Galvão de França Júnior nasceu em Jaú - "modéstia à parte", como ele dizia - em 3 de abril de 1942. Filho de fazendeiros aprendeu a formar o gosto em mesas com muitos assados e itens clássicos da culinária do interior. Foi para São Paulo em 1960, para estudar direito no Largo São Francisco, mas não se formou. 
Nos anos seguintes, sempre entre o Jornal da Tarde e o Estado, Saul passou por editorias como a de Política e a Internacional. Em 197, surgiu então o crítico de restaurantes: o Jornal da Tarde queria um substituto para Paulo Cotrim, um dos precursores da atividade em São Paulo. Saul foi o escolhido para a tarefa. Funcionou tão bem que, em pouco tempo, ele estava só se dedicando à comida. Saul ia muito à França nos anos 90 e aproveitava as viagens para fazer estágios em restaurantes estrelados, como o Troisgros.
Continuou aprimorando os dotes de culinarista e, em 1987, lançou o primeiro livro, Os Prazeres da Mesa, com receitas de cozinhas paulistanas famosas. Paralelamente, ele se aprofundava nos vinhos, outra paixão. E Saul se transformou em um dos maiores experts do Brasil, a ponto de, em 1992, lançar o clássico Tintos e Brancos.
Nos últimos anos, ele escreveu religiosamente no Paladar (às quintas), sobre vinhos, e no Guia (às sextas), sobre restaurantes. Tornou-se uma grife no melhor sentido do termo, com seu jeito expansivo e seus bigodes fartos. E cativou os leitores com informações precisas, comentários consistentes e uma devoção sincera aos prazeres da vida. "O negócio é passar bem" virou seu slogan, propagado no jornal, A personalidade forte, as tiradas afiadas, sempre foram sua marca. 

Lei Municipal - Faleceu em 9 de setembro de 2009 por complicações advindas de câncer. Logo após seu falecimento  a Câmara Municipal de Jahu aprovou lei instituindo a "Semana Saul Galvão de Gastronomia" no Município de Jahu, sob a lei 4523/2010 (http://leis.jau.sp.gov.br/leis/2010/4523.pdf).

 

 

Programação Cultural do Festival Saul Galvão

 

 


26 de abril – Sábado

Cinema Municipal – 14h

Cinema e Gastronomia: Ratatouille

 

Praça Siqueira Campos – 19h

Homenagem a João Ribeiro de Barros

Grupo Teatral Epifania – Asas ao Vento (intervenção teatral)

Banda Carlos Gomes

 

27 de abril – Domingo

Parque do Rio Jaú – 15h

A.M.E (Amigos da Música Eletrônica)

Participação do Programa Revista de Sábado (TV TEM)

 

Museu Municipal – 20h

Museu do Rock

Banda Abominated (classic rock)

Fita K7 (jazz, blues e pop)

 

30 de abril – Quarta-feira

Cinema Municipal – 19h

Café Histórico: O Jahu do João: histórias do comandante

com o historiador Marcus Carmo

 

1º de maio – Quinta-feira

Parque do Rio Jaú – 17h

Jahu Jazz Band

Núcleo Municipal de Danças Urbanas (intervenção)

 

2 de maio – Sexta-feira

Cinema Municipal – 19h

Cinema e Gastronomia: O Sabor da Paixão

 

8 de maio – Quinta-feira

Cinema Municipal – 19h

Cinema e Gastronomia: Sem Reservas

 

10 de maio – Sábado

Praça Ettore Suriano – 9h

Feira Regional de Artesanato

 

Praça Siqueira Campos – 17h

Circuito Sesc de Artes

O Vendedor de Palavras - Cia Mototóti (RS) – Teatro
Liberte a Poesia - Cia Clara Rosa (SP) - Literatura
Brinquedos Óticos - Coletivo Unsquepensa (SP) – Cinema


Pelada na Rua - Alexandre Roit (SP) - Circo
Jam 1 MM - Cristian Duarte (SP) - Dança
Mundo Livre S/A (PE) – Música (manguebeat)

 

 

11 de maio  - Domingo

Cinema Municipal – 14h

Cinema e Gastronomia: A Fantástica Fábrica de Chocolate

 

 

Teatro Municipal – 16h

Circuito Cultural Paulista

Cia. Truks de Bonecos: Construtório

 

Estação Cultura – 14h

Estasom Rock

Banda CrossRoad (Rock internacional 80´s)

Banda Clube Nacional (Pop rock nacional)

Motor Fumando (Rock clássico)

 


 

 

Workshops – Festival Saul Galvão

 

Garçom

Dia: 28/04

Local: Calzone 

Carga horária: 4 horas

Das 18h30 às 22h30

Conteúdo: apresentação, organização do mise-en-place,  higienização de utensílios e ambiente, atendimento aos clientes de maneira personalizada

Docente:  Carlos Wagner Jorge - Formação: Hotelaria pelo Centro Univ. Senac São Paulo – Maitre executivo do Grande Hotel Senac Campos do Jordão

 

Básico de Vinhos

Dia: 5/05

Local: Calzone

Carga horária: 4 horas

Das 18h30 às 22h30

Conteúdo: características e estilos de vinhos, variedades de uvas brancas e tintas, as principais regiões produtoras e a linguagem da área.

Docente: Carlos Wagner Jorge - Formação: Hotelaria pelo Centro Univ. Senac São Paulo – Maitre executivo do Grande Hotel Senac Campos do Jordão

 

Básico de Cervejas

Dia: 12/05

Local: Calzone

Carga horária: 4 horas

Das 18h30 às 22h30

Conteúdo: variedades de maltes, lúpulos, principais regiões, tipos de fermentação, linguagem do mundo cervejeiro

Docente: Marcos Monteiro da Fonseca Guedes Praça – Formação Sommelier de Cervejas – Senac-SP/Doemens Academy - Atua em Marketing e Consultoria na área de bebidas

 

Inscrições no Senac Jaú

Rua São Sebastião, 145

Fone: (14) 2104-6400

Número de vagas: 30 por workshop

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas