8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura oferece iniciação esportiva e cidadania a 1.700 crianças nas escolinhas

Estratégia da atual administração é diversificar modalidades disponíveis e fazer parcerias com instituições, clubes e iniciativa privada: hoje, crianças e jovens contam com 12 esportes à disposição

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, chega à marca de 1.700 crianças e jovens atendidos nas escolinhas de iniciação esportiva. São 12 as opções de modalidades, com aulas de graça em todas as regiões da cidade, atendendo alunos nas faixas etárias de 7 a 18 anos. Além de dar a possibilidade de praticar esporte e formar atletas para competições, as escolinhas têm como objetivo investir na formação cidadã, tirando crianças das ruas e oferecendo oportunidade de uma vida melhor a todas elas.

O prefeito Rafael Agostini destaca que o trabalho de valorizar as diversas modalidades e conciliar esporte com cidadania teve início em 2013, no primeiro ano do mandato.Nossa administração vem realizando um esforço muito grande para diversificar o número de modalidades oferecidas em nossas escolinhas de iniciação esportiva. Desde o começo de nossa administração estamos apostando na formação de atletas na base e na formação de atletas para a cidadania. Para que no futuro, para quem se destacar na competição, possa representar nossa cidade sem que a gente precise contratar atleta de fora a todo o momento.”

O trabalho de base, de acordo com o prefeito, é feito em diferentes pontos da cidade, mas vai além de treinamentos esportivos, uma vez que abre oportunidade de crescimento pessoal às crianças e jovens. “O principal foco que estamos dando às escolinhas é voltado para a cidadania, para tirar essa criança da rua e dar oportunidade para aprenderem um esporte, para aprenderem a cultura da paz, da cidadania, da solidariedade e do respeito ao próximo. É uma semente para uma sociedade melhor.”

Parcerias – Ao rever a estratégia de investimento nas escolinhas e buscar parcerias, o prefeito Rafael Agostini conseguiu ampliar o atendimento e reduzir os gastos. “Com essa política de diversificação que adotamos no início da nossa administração, hoje já estamos com cerca de 1.700 crianças tendo aulas de iniciação esportiva em 12 modalidades oferecidas pela Prefeitura. As escolinhas são de graça. Além de oferecer um número muito maior de modalidades para as crianças e jovens, tirando eles da rua e oferecendo oportunidades em diversos esportes, hoje nosso governo gasta muito menos do que a administração anterior gastava com convênios com ONGs e com entidades ligadas a políticos e que ofereciam só o futebol.”

Para chegar a esse número de atendimentos e aumentar para 12 o número de modalidades, indo além do futebol, a Prefeitura de Jahu fez parcerias. “Fizemos parcerias com entidades que pudessem ser nossas companheiras nessa caminhada.” Um dos parceiros é o Sesi, por meio do Projeto Atleta do Futuro, que oferece uniforme esportivo, transporte para competições lanches. Também se destacam as parcerias com o Banco do Brasil (Viva Vôlei) e a Caixa Econômica Federal (Cidadão Olímpico).

 Atletismo

Resultados - Para mostrar que as parcerias dão resultado, o prefeito cita o caso do atletismo. “O Projeto Cidadão Olímpico, tendo à frente o medalhista olímpico Claudinho, conseguiu em menos de um ano de atividade, faturar 13 medalhas nos Jogos Regionais. Aumentamos em quatro vezes o número de medalhas nos Regionais graças a essa estrutura de iniciação esportiva e a essa escolinha que montamos no Campo Municipal. Estamos treinando jovens num esporte de alto rendimento”, destaca o prefeito.

Ao citar os cerca de 1.700 atendimentos a crianças e jovens, o prefeito Rafael Agostini fala que o trabalho em parceria com diversas instituições, com iniciativa privada e clubes “está custando menos aos cofres públicos e proporciona mais qualidade”, uma vez que a Prefeitura oferece mais modalidades, contribuindo para tirar crianças da rua, diferentemente do que ocorria no passado, quando se gastava mais para investir só no futebol.

Trata-se de uma nova estratégia de investimento esportivo que está em curso em Jaú. “É um trabalho de gestão, que tem como objetivo mudar a estratégia na formação esportiva na nossa cidade. É uma estratégia unificada que trata tanto a formação, como a recreação, a competição e, mais do que isso, tira as crianças da rua e forma essas crianças para a cidadania. Esporte junto com educação é a forma que encontramos para avançar e melhorar a qualidade de vida dessas centenas de jovens”, finaliza o prefeito.

Escolinhas esportivas oferecidas pela Prefeitura de Jahu

 

Inscreva-se nos locais de treinamento. Informações: (14) 3602-4773 e 3602-4772

 


Basquete – 177 crianças/jovens

Parceria com Atleta do Futuro – Sesi

Público: 10 a 17 anos

Locais: Vila Netinho e Ginásio Dr. Flávio de Mello

  

Futsal – 280 crianças/jovens

Parceria com Atleta do Futuro – Sesi

Público: 7 e 17 anos

Locais: Vila Netinho, Jardim América, Jardim São Crispim, Vila XV e Distrito de Potunduva

  

Caratê – 125 crianças/jovens

Parceria com Atleta do Futuro – Sesi

Público: 7 a 17 anos

Locais: Jardim América, Distrito de Potunduva, Centro Promocional São José (Colméia)

 

Capoeira – 159 crianças/jovens

Parceria: Associação Amukenguê

Público: 7 a 17 anos

Locais: Jardim América, Casa da Criança, Escola Maria de Lurdes

  

Judô – 300 crianças/jovens

Parceria com Atleta do Futuro – Sesi

Público: 7 a 17 anos

Locais: Piscina Municipal, Colméia, Escola Antonio Waldomiro (Maria Luiza 4) e Associação Aleixo

 Damas e xadrez – 88 crianças/jovens

Parceria com Atleta do Futuro – Sesi

Público: 7 a 17 anos

Locais: Escola Antonio Waldomiro (Maria Luiza 4), Escola Álvaro Fraga (Jardim Carolina) e Centro Promocional São José (Colméia)

 

Vôlei – 170 crianças/jovens

Parceria com Banco do Brasil – Viva Vôlei

E Projeto Bola pra Cima

Público: 7 a 14 anos

Locais: Escola Antonio Waldomiro (Maria Luiza 4), Ginásio Flávio de Mello e Vila Netinho

  

Tênis – 50 crianças/jovens

Parceria com Tênis Clube de Jaú

Projeto Bate Rebate

Público: 8 a 16 anos

Local: Tênis Clube de Jaú

 

Atletismo – 83 crianças/jovens

Parceria com Caixa Econômica Federal

Projeto Cidadão Olímpico – Correndo na Frente

Público: 10 a 18 anos

Local: Campo Municipal

 

Natação – 110 crianças/jovens

Parceria com Atleta do Futuro – Sesi

Público: 7 e 17 anos

Local: Piscinas da Vila e do Sesi

 

Handebol

Parceria com Escola Álvaro Fraga

Público: 10 a 17 anos

Local: Escola Álvaro Fraga (Jardim Carolina)

 

OUÇA SONORA DO PREFEITO SOBRE AS AÇÕES ESPORTIVAS

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas