8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Festival de Inverno de Jahu começa com noite dedicada ao samba no Teatro Municipal

 

Da Silva Samba Orchestra se apresenta às 20h30 na largada do maior evento cultural de Jaú e região, com entrada franca e músicos da cidade tocando os maiores sucessos dos grandes sambistas


 A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, dá largada nesta quarta-feira (1/07) ao 24º Festival de Inverno de Jahu com uma noite dedicada ao melhor do samba nacional. A abertura oficial ocorre às 20h30 no Teatro Municipal Elza Muneratto com o espetáculo “Seleção Brasileira do Samba”, da recém-criada Da Silva Samba Orchestra, considerada uma orquestra de gafieira.

 A partir do espetáculo de abertura o Festival de Inverno entra num ritmo frenético, com mais de 60 atrações ao longo de 32 dias, até 2 de agosto, quando a Jahu Jazz Band faz o encerramento ao lado da cantora Jane Duboc. Nesse período vão se apresentar pelos palcos, praças e locais alternativos dezenas de artistas da cidade e de renome nacional e internacional, inclusive Marina Lima (neste dia 4/07), Derico (dia 5/07) e André Cristovam (11/07). Workshops, cinema, debates, teatro e músicas de vários estilos fazem parte da programação, que investe na valorização do artista da nossa terra.

 Chegou o grande dia. Convido a população para participar da abertura oficial do Festival de Inverno de Jahu, o maior evento cultural da nossa cidade e que abrange toda a região. Será nesta quarta-feira, às 20h30, no Teatro, com entrada franca. A abertura será com a orquestra Da Silva Samba, uma orquestra com 12 integrantes de Jaú, entre eles o maestro Fábio Lopes e outros músicos da Jahu Jazz Band. Esse grupo vai tocar grandes sucessos do samba brasileiro. Vai ser uma grande vesta para marcar a largada do Festival de Inverno. Teremos 32 dias de eventos em toda a cidade”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves.

 Seleção do samba - Sobre a Da Silva Samba, o secretário destaca o comando de Fábio Lopes, o mesmo regente da Jahu Jazz Band. São 13 músicos, alguns deles da Jahu Jazz Band e outros convidados, como a cantora Sandra Cortez, de Bauru. “O show tem 1h25, com músicas instrumentais e cantadas”, explica Fábio Lopes.

  De acordo com o músico, foram escalados para o show os grandes sambistas do país e suas canções para serem executadas durante a apresentação. Dorival Caymmi e Ary Barroso, por exemplo, estão na lista. “Escalamos uma seleção de sambistas, do gol à ponta-esquerda, com técnico e tudo”, explica o Fábio Lopes. “A apresentação linka o samba com o futebol”, diz ele, revelando que um telão vai mostrar a escalação por posição de cada sambista.

  A abertura do Festival de Inverno será com a música “Na cadência do Samba”, a música tema do canal 100 (Que Bonito é!) - é uma composição de Luiz Bandeira, mas a gravação usada pelo canal 100 era da década de 50, de Waldir Calmon e sua Orquestra. A música virou um hino do futebol nacional. No encerramento será com a música “Volta por Cima”, de Paulo Vanzolini, também com o tema futebol.

  O repertório do show será composto por 15 músicas, cada uma de um compositor diferente, ícones do samba:

  

Na cadência do samba - Waldir Calmon

Samba da minha terra - Dorival Caymmi

No tabuleiro da baiana - Ary Barroso

Com que roupa - Noel Rosa

A voz do morro - Zé Ketti

trem das onze - Adoniran Barbosa

Homenagem ao malandro - Chico Buarque de Holanda

Um a zero - Pixinguinha

O sol nascerá - Cartola

Coração Leviano - Paulinho da Viola

A flor e o espinho - Nelson Cavaquinho

Samba do avião - Tom Jobim

Na tonga da mironga do kabuletê - Vinicius de Moraes

Atire a primeira pedra - Ataufo Alves

Volta por cima- Paulo Vanzolin

 Ficha Técnica

 

 

Marcos Pajé - Trompete

 

 

 

 

Alex Fernandes - Trompete

 

 

 

 

Denis Rodrigues - Trombone

 

 

 

 

Arquimedes - Saxofone alto

 

Cristiano Fagian - Saxofone tenor

 

Eder Araujo - Saxofone barítono

 

Edinho Calciolari - Bateria

 

Paulo Dadamus - Percussão

 

Thiago Gonçalves - Contrabaixo

 

Carlos Francisquini - Voz e guitarra

  

Fábio Lopes - Arranjos e guitarra.

   

 

 

Músicos convidados

 

 

Luana Cortez - Voz

 

 

 

 

Fábio Saffi – Percussão

 


 

Projeto Guri – No segundo dia do Festival de Inverno de Jahu, os alunos do Pólo de Jaú do Projeto Guri, mantido em parceria com a Prefeitura de Jahu, vão se apresentar no Cinema Municipal. O espetáculo, com uma hora de duração, terá 50 músicos no palco em três grupos: cordas friccionadas (violino, violão clássico...), sopros e percussão e coral.

 

 

Coordenadora do Guri em Jaú, Fabiana Conte Marcelino, diz que é uma grande oportunidade para os alunos, uma vez que vão tocar num grande evento, o Festival de Inverno de Jahu. Ela convida toda a população, pais e amigos dos músicos para prestigiarem o espetáculo marcado para as 20h no Cinema Municipal (prédio da prefeitura).

 

 

 Marcus Carmo

A sexta-feira (3/07) terá também no Cinema o Café Histórico: Meu SP 32, com o professor e historiador Marcus Carmo, que vai abordar a Revolução Constitucionalista de 1932. A palestra se propõe à reflexão e ao debate sobre as suposições acerca do separatismo paulista e a manipulação elitista sobre a massa popular de São Paulo.

 

 

Toda a sociedade é convidada a participar da palestra que ainda conta com com exposição de acervo da Revolução de 32, composto por bandeiras, cartazes, capacetes, medalhas, broches, cartões, jornais, fotos, diplomas, peças bélicas e outros.

 

 

A celebração pelo aniversário de 83 anos do início da Revolução constitucionalista de 1932 será no 9 de julho, a partir das 9h, na Praça da República.

 


Fim de semana -  Para domingo, o Teatro abre as portas às 21h para Derico e o Clube de Jazz. Antes, às 19h30, será aberta a “Exposição Espelho Retrovisor – Olhares sobre a obra do artista Jozz”.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas