8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Chamada Pública incentiva Inovação e Criatividade

 

 A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o Ministério da Educação (MEC), convida para a Chamada Pública de “Inovação e Criatividade na Educação Básica”. Com inscrições abertas até 23 de outubro de 2015, a iniciativa tem por objetivo criar bases para uma política pública voltada à inovação na educação a partir do conhecimento da extensão, da distribuição geográfica e do perfil da inovação e da criatividade na educação brasileira.

Estão aptas a participar da Chamada Pública escolas públicas de educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA)) das redes públicas federal, estaduais/distrital e municipais; escolas privadas de educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado e EJA); associações, organizações sociais e organizações da sociedade civil que atuam no campo da educação com crianças, adolescentes e/ou jovens e instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais que atuam com crianças, adolescentes e/ou jovens.

Para a secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo, a Chamada Pública é uma oportunidade para que profissionais da educação e unidades escolares se tornem expoentes e incentivem educadores. “Temos iniciativas incríveis em nossa Rede Municipal de Ensino. Na Educação Infantil, destacamos o projeto “Do Grão ao Pão”, onde as crianças têm um aprendizado dinâmico sobre a origem, as propriedades nutricionais e a produção dos alimentos. O trabalho que começa na sala de aula desenvolve valores, alcança a produção nas cozinhas das padarias e culmina com a degustação. O reconhecimento de um projeto desta categoria pelo Ministério certamente seria modelo para outras unidades escolares e uma inspiração para a comunidade escolar”.

No Ensino Fundamental, os “Jogos da Primavera” de Jahu desenvolvem a educação junto à prática esportiva. “Neste ano, cerca de quatro mil crianças participam dos jogos e competições. Os “Jogos da Primavera” estão florescendo desde 2013, estimulando a disciplina, aguçando a concentração, exercitando o raciocínio, encorajando o respeito ao próximo, incentivando novos conhecimentos e construindo a valorização do ambiente escolar. É um projeto que, para ser realizado, depende apenas da organização, envolvimento das unidades escolares e utilização dos espaços públicos. Qualquer Município de qualquer Estado pode orientar ações como esta”.

Tão importante quanto fomentar e realizar uma educação dinâmica e de qualidade, é mapear ações já desenvolvidas e que têm garantido a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. “A Chamada Pública é um estímulo às nossas redes estadual e particular de ensino, que juntas contabilizam aproximadamente 14 mil estudantes e, decerto, desenvolvem projetos pedagógicos e ações educacionais valorosas e que merecem destaque”, observa Daltira.

Segundo informações do MEC, a política pública resultante da Chamada irá fortalecer as organizações que têm propostas inovadoras e criativas, consolidando-as como referências para a Educação Básica e divulgando suas atividades em canais do Ministério. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 11 de dezembro de 2015; inscrições e informações pelo site http://criatividade.mec.gov.br/


Serviço

Chamada Pública de “Inovação e Criatividade na Educação Básica”

 

Inscrições até 23 de outubro de 2015 pelo site http://criatividade.mec.gov.br/

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas