8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu inaugura Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional (CIDE)

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou no sábado (13/02), às 10h, o Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional (CIDE) “Prefeito Waldemar Bauab”, no Jardim Cila de Lúcio Bauab. Mais de 300 pessoas lotaram o anfiteatro para a solenidade, na qual foram descerradas as placas de cada setor do equipamento público – escola infantil, escola de ensino fundamental, anfiteatro e ginásio de esportes.

O prefeito Rafael Agostini convidou familiares e amigos das pessoas que nomeiam cada setor do CIDE para a homenagem. Também houve o descerramento da placa geral do CIDE, que homenageia o ex-prefeito Waldemar Bauab. Após a cerimônia, a população foi convidada para conhecer as dependências de todo o complexo educacional e esportivo. O local passa a funcionar nesta segunda-feira (15/02) com o início do ano letivo na rede municipal.

No discurso, o prefeito Rafael Agostini agradeceu a presença de todos, em especial dos moradores do Jardim Cila de Lúcio Bauab. “Estamos aqui celebrando um momento muito especial para esse bairro e para a educação de nossa cidade. Estamos entregando para a população o maior e melhor complexo educacional do interior do Estado”.

Para chegar até aqui foi um grande desafio. Quando assumimos a atual gestão tinha só o prédio da creche e o resto era só mato e terra. Construímos o prédio do ensino fundamental, o anfiteatro, o ginásio de esportes, a piscina, o vestiário, o playground e toda essa estrutura que vemos aqui. Tudo isso com recursos próprios do Município e do Fundeb”, disse o prefeito.

Ele falou sobre a necessidade de fazer todo o investimento no CIDE para depois abri-lio integralmente para uso da população. “Estamos inaugurando o CIDE por inteiro para a comunidade, sem dever um centavo para nenhum fornecedor. Se tivéssemos feito o caminho inverso e começado a funcionar parcialmente não sei se conseguiríamos terminar o CIDE nesse momento”, falou o prefeito, lembrando que houve queda na arrecadação de recursos em 2015. Finalizando, destacou que as crianças terão professores valorizados e respeitados com a entrega do novo equipamento educacional.

 

 

Dependências - Localizado à Rua Arthur Comunian, 142, o (CIDE) dispõe de quatro equipamentos públicos: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Professora Isa Rosa Meireles Name”, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Professora Ivany Sudaia de Almeida Prado”, Anfiteatro “Professora Maria Therezinha Gomes” e Ginásio de Esportes “Paulo Roberto da Silva”.

A EMEF “Professora Isa Rosa Meireles Name” conta com 10 salas de aula para alunos do ensino fundamental, biblioteca, quatri salas de atividades, sala de informática, refeitório, área administrativa, pátio coberto, sanitários adaptados e playground.

Na área de educação infantil, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "Professora Ivany Sudaia de Almeida Prado" possui 16 salas (sendo seis salas para berçário, 04 salas para maternal e seis salas para Jardim), brinquedoteca, pátio coberto, lactário, área administrativa, solário e refeitório.

Também foi construído no CIDE o Ginásio de Esportes “Paulo Roberto da Silva”, com quadra poliesportiva, arquibancadas, piscina semi olímpica e vestiários. Além disso, foi edificado o Anfiteatro “Professora Maria Therezinha Gomes”, com palco, camarim e capacidade para 209 pessoas. O local também conta com ampla infraestrutura, como estacionamento, guarita, passarelas de acesso cobertas e horta.

Desde que assumiu o governo em janeiro de 2013, a atual administração deu prioridade às obras do CIDE: construiu o prédio do ensino fundamental, desde o alicerce até as paredes, edificou o Ginásio de Esportes com quadra poliesportiva, arquibancadas, piscina semi olímpica e vestiários, e construiu o Anfiteatro. Foram investidos cerca de R$ 28 milhões de recursos próprios no local. O investimento no bairro só foi possível graças à recuperação das contas públicas e a colocação das finanças da Prefeitura em ordem.

O CIDE será utilizado com finalidade educacional pelas crianças dos bairros Jardim Cila Bauab, Pires 1, Pires 2, Bernardi, Santo Onofre, Itamaraty, entre outros.

A entrega do CIDE à população antecede o retorno dos alunos para as atividades do ano letivo de 2016, que terão início na Rede Municipal de Ensino em 15 de fevereiro de 2016.

Para a realização dos trabalhos no Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional (CIDE), a Prefeitura orientou levantamento de acordo com o módulo escolar e, conforme necessidade, desde janeiro de 2016 convocou profissionais aprovados em Concursos Públicos com seleção vigente, que já estão em exercício. Os processos de atribuição de classes e/ou aulas foram iniciados em dezembro de 2015 e seguem cronograma para atendimento de toda a demanda.

Entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, o CIDE abrigará 680 crianças, sendo 95 crianças na Creche, 85 na Educação Infantil e 500 alunos no Ensino Fundamental (250 no período da manhã e 250 no período da tarde).

 

Em atendimento às Legislações em vigor, no que versa ao Inciso V do Art. 53 da Lei 8.069/90, que visa “Garantir a alunos (crianças e adolescentes) estudar em escola próxima de sua residência, evitando deslocamento de longas distâncias para acesso à educação pública e gratuita”, a Secretaria de Educação promoveu reorganização a fim de assegurar o melhor andamento das atividades e os direitos dos estudantes previstos em Lei. 

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas