8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Nadador jauense conquista cinco medalhas na fase nacional da Paralimpíada Escolar


 

 


Integrante da equipe de natação da Prefeitura de Jahu, o nadador deficiente visual Gabriel Luan do Nascimento conquistou cinco medalhas na fase nacional das Paralimpíadas Escolares em São Paulo. A competição foi realizada em São Paulo no fim de novembro e contou ainda com o técnico jauense Rinaldo Luchesi, o Bill, no comando da seleção paulista. “Os resultados foram sensacionais”, diz o treinador, lembrando que a competição reuniu cerca de 900 atletas paralímpicos de todo o país.

 

 

Gabriel tem 14 anos de idade e nada há pouco meses. Ele venceu as provas de 100m. livre, 100m. costas e os revezamentos 4x50m. livre e 4x50m. Estilo. Também ganhou medalha pelo segundo lugar nos 50m. Livre. “Sua melhora dos tempos foi excelente e fez com que vencesse a maioria das provas”, fala o técnico, que desenvolve trabalho com a natação paralímpica na cidade e já colhe os bons resultados do projeto de formação de campeões.

 

Gabriel iniciou na natação em outubro de 2015 com duas aulas por semana. Passou a treinar mais vezes há apenas um mês, quando surgiu a oportunidade de participar da fase estadual das Paralimpíadas. “Na fase regional em São Paulo também venceu as três provas que nadou, com isso foi convocado para a seleção paulista para disputar a fase nacional”, diz Bil, lembrando que o paratleta treina na Academia do Bill e representou a Escola CAIC.Com 5 anos de idade teve meningite e foi perdendo a visão aos poucos. Aos 8 perdeu um olho e aos 10 anos perdeu o outro. “A história dele é de superação. Mora com a irmã, que é casada e tem dois filhos. Os pais o abandonaram e a irmã é que cuida dele”, comentou o técnico Bill. A próxima competição dele será em Marília, no Campeonato Paulista. Desta vez, porém, os adversários na água serão atletas sem deficiência. É mais um desafio para o jauense.

 

Bill diz que Gabriel “tem chance de ser convocado para a seleção brasileiras de novos para disputar o Parapan, a ser realizado em São Paulo entre os meses de março e abril de 2017. Estamos aguardando a confirmação, que deve sair em 10 dias”

 


 

Carreira – Gabriel diz ficou empolgado com os resultados e que já sonha em seguir carreira na modalidade. “Vou continuar a treinar. Só tenho um ano de contato com a natação.” O paratleta fala que começou a nadar apenas com o objetivo de usar a piscina, já que não pensava em competição. Lembra que o treinador o procurou na entidade AMAI, onde estudava por conta de sua deficiência. Gabriel lembra que chegou a ganhar medalha de prata nos Jogos Abertos do Interior. Agora, o sonho é ir além e chegar a uma competição internacional.

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas