Prefeitura de Jahu > Dia Nacional da Vacinação contra a gripe será neste sábado

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que, neste sábado (13/05), as unidades de saúde estarão abertos das 8h às 17h para aplicar vacinas contra gripe na população que faz parte dos grupos prioritários.

A intenção é atender pessoas que têm prioridade em receber a imunização, mas têm dificuldade de comparecer aos serviços de saúde durante a semana. ,Fazem parte do grupo de pessoas que pode se vacinar na rede pública: idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres no período pós-parto e pessoas com doenças crônicas. Neste ano, também foram incluídos neste grupo professores da rede pública e privada.

Lembramos que as pessoas com doenças crônicas devem comparecer ao posto de saúde portando a prescrição médica, e os professores um documento de identificação e a carteira de vacinação. Os outros grupos prioritários também devem estar munidos do cartão de vacinação. Embora muitos achem que a gripe é uma doença simples, é bom ressaltar que ela pode se agravar e, inclusive, levar uma pessoa a óbito. Por isso, a vacinação é tão importante e os grupos prioritários precisam ser imunizados. Assim, conseguiremos diminuir a mortalidade, internações e complicações decorrentes da gripe”, pontua a enfermeira responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi.

Apesar da importância da vacina, para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas porque há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e quem está com doenças febris agudas não devem receber a vacina.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, até o momento foram vacinadas aproximadamente 14 mil pessoas. “É um número abaixo do esperado. Por isso, pedimos à população que pertence ao público-alvo compareçam às unidades de saúde para receber a vacina, que não causa nenhum efeito colateral”, afirma Leila.

Dia Nacional de Vacinação contra a gripe

Data: 13 de maio

Local: nas unidades básicas de saúde

População estimada para receber as doses: 44.079