8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Museu Municipal promove a 3ª Exposição da História da Comunidade Surda

 

 O Museu Municipal “José Raphael Toscano”, gerido pela Secretaria de Cultura e Turismo, promove a terceira edição da exposição “História da Comunidade Surda de Jaú e Região” de 2 a 30 de setembro.

 

O mês de setembro é especial para a Comunidade Surda devido a comemoração do Dia Nacional do Surdo” em 26 de setembro e "Dia Internacional dos Surdos", celebrado em 30 de setembro. Batizado de “Setembro Azul” (sendo o azul turquesa escolhido, por ser uma cor viva), o movimento representa a luta pelos direitos linguísticos culturais e as conquistas dos surdos.

Por meio do acervo que estará exposto no Museu, será possível imergir na história da comunidade surda de Jahu. Além disso, a exposição, que é sucesso de público, contribui para a conservação da Cultura Surda em nossa cidade”, destacou Cléo Furquim, secretária de Cultura e Turismo.

Durante a primeira edição, realizada em 2015, o Museu recebeu mais de 700 visitantes, atraindo pessoas de outros sete estados: Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina. Em 2016, a exposição também foi sucesso, ultrapassando a marca de 600 visitas.

Este movimento faz parte do Projeto de Intervenção de Educação Ambiental “ASJA Verde”, desenvolvido pelos parceiros da ASJA (Associação dos Surdos de Jaú e Região) e Instituto Pró-Terra, cujo objetivo é promover a sensibilização e conscientização socioambiental dos participantes, resgatar o pertencimento quanto à história e à cultura surda, desenvolver habilidades individuais e coletivas.

Atividades

Integrando a programação da 3ª Exposição da História da Comunidade Surda de Jaú e Região, será realizada no próximo dia 16/09 (sábado), a partir das 14h30, um minicurso de Libras. Já nos dias 18, 23 e 26 de setembro, sempre às 14h, será exibido o documentário francês “Sou surda e não sabia”. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Museu Municipal.

Tags

COMPARTILHAR