Prefeitura de Jahu > SISEM-SP: Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) é tema de reunião em Jaú

Encontro ocorre dia 25 de setembro, a partir das 9h30, no Museu Municipal de Jahu

Apresentar o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) às instituições museológicas de Jaú e região, conhecer ainda mais de perto os projetos locais e discutir experiências e ideias em conjunto. Esses são os objetivos de reunião do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão da Secretaria da Cultura do Estado, com representantes dos museus da região. O encontro acontece dia 25 de setembro, a partir das 9h30, no Museu Municipal de Jahu “José Raphael Toscano”, em Jaú.

Aberto a todo o Estado, o CEM-SP estabelece os critérios para identificar quais instituições podem ser reconhecidas legalmente como museus, tendo como base três eixos: Gestão e Governança, Salvaguarda de Acervos e Comunicação e Serviços ao Público.

Além de ser a ferramenta que agora irá compilar todas as informações relacionadas ao setor museológico paulista, é por meio dos dados do CEM-SP que serão estabelecidas políticas públicas para o setor, repasse de verbas, exposições itinerantes, entre outros serviços.

“Independentemente do porte, é de grande importância que todos os museus busquem aderir ao Cadastro. Por meio dele, os museus terão ainda maior clareza de sua realidade estrutural, além de receber visita de diagnóstico e orientações técnicas – o equivalente a uma consultoria especializada”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker, que comandará o encontro em Jaú.

Em 2010, ano do último levantamento do setor realizado nos 39 municípios da Região Administrativa de Bauru, à qual pertence Jaú, foram listados 11 museus – informação que deve ser revisada após as atualizações promovidas pelo CEM-SP.

Para o diretor do Museu Municipal de Jahu, Fábio Grossi dos Santos, a instituição e suas atividades ganham mais notoriedade ao participar de eventos como o encontro regional. “Ganhamos mais interatividade com outros museus, já visando uma rede de parcerias e ações conjuntas.”

A secretária de Cultura e Turismo de Jaú, Cléo Furquim, reforçou a importância do museu para o município. “O espaço permite que a sociedade jauense esteja presente de maneira atuante e possa se manifestar, além de receber atividades de destaque, como os encontros da Academia Jahuense de Letras, do Coletivo Negro Raízes de Baobá, entre outros grupos.”

Reunião da Representação Regional do SISEM-SP em Jaú (RA Bauru)
Local: Museu Municipal de Jahu “José Raphael Toscano”
Endereço: Av. João Ferraz Neto, 201 – Centro, Jaú
Dia: 25 de setembro