8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu promove evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Centro de Referência e Atenção da Mulher - Casa Rosa “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros”, secretarias de Saúde, Desenvolvimento e Trabalho, Meio Ambiente, Fundo Social de Solidariedade, Faculdades Integradas de Jahu, além de várias entidades parceiras, promove neste sábado (10/03), das 9h às 13h, na Praça da República (Jardim de Baixo), o 2º “Mulher em Ação”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

 
Na ocasião, serão oferecidos diversos serviços, como corte de barba e cabelo, aferição de pressão arterial e prevenção de doenças que acometem especialmente o público feminino, teste de glicemia, aferição de índice de massa corpórea, orientação sobre uso de medicamentos, aplicação de testes vocacionais e lista com vagas de empregos, ação interativa e informação sobre violência doméstica, e orientação sobre empreendedorismo feminino, além de várias oficinas e apresentações artísticas (vide anexa relação de ações e atividades).
 
Além da gama de serviços que serão oferecidos, o evento terá a participação de grupos culturais, esportivos e de movimentos sociais de mulheres da cidade, com o objetivo de dar visibilidade às atividades atualmente exercidas e desenvolvidas pelas mulheres neste novo cenário em que elas estão ocupando mais espaços de poder e liderança na comunidade em todos os setores (econômicos, políticos e sociais).
 
Também haverá inscrições para a terceira turma das Promotoras Legais Populares, projeto que visa promover conhecimentos teóricos e práticos formando mulheres na busca do empoderamento e enfrentamento das violências e discriminações, com base nas ideias de justiça, democracia e defesa dos direitos humanos femininos. 
 
Encerrando a 1ª Semana do Jovem Empreendedor, evento do qual, a Secretaria de Cultura e Turismo é parceira, o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do CIESP Jaú, promoverá, simultaneamente ao Mulher em Ação, uma feira de empreendedorismo. "O evento em comemoração ao Dia da Mulher culminou com o encerramento da 1ª Semana de Jovem Empreendedor e aproveitamos para unir forças. Além da feira, palestras estão na programação do evento e serão ministradas na sede da Secretaria", disse Cléo Furquim.
 
“Em 2017, esse evento já foi realizado, mas, nessa segunda edição, temos novos parceiros. Será um evento amplo, com vários tipos de prestação de serviços à comunidade, especialmente às mulheres. Um momento único, não somente para comemorarmos o dia dedicado às mulheres, mas também de muita reflexão”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Cléo Furquim, organizadora do evento. 
 
O Núcleo Jovens 
 
Todos estão convidados a participar. 
 
 
Importância do Dia Internacional da Mulher
O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos Estados Unidos e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.
 
No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia. 
 
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. 
 
Relação das ações e atividades do evento “Mulher em Ação”
- Faculdades Integradas de Jahu (FIJ): Tenda com inscrições para curso de Promotoras Legais Populares (PLPs), aferição de pressão e prevenção de doenças que acometem especialmente o público feminino (Enfermagem), ação interativa e informação sobre violência doméstica (Psicologia), orientações sobre os perigos da automedicação (Biomedicina e Farmácia) e orientação sobre empreendedorismo (Administração e Ciências Contábeis).  
Oficina de dança afro: grupo Amukenguê
Oficina de capoeira: grupo Bantus
Coletivo Raízes de Baobá: Mobilização do coletivo e apresentação do Ballet Afro Contemporâneo Jauense com a dança “Encantos de Oxum” e “Guerreiras de Oya”
Studio Clayton Ritmos, com aulão na praça e apresentação de danças diversas
Apresentação musical das cantoras jauenses Magali Soave, Andreia Santos, Tereza Motta, Carolina Panini, Ana Cláudia Hernandez, Nanda Carvalho.
Unidade Móvel do Hospital Amaral Carvalho: realização de exames femininos e orientações sobre prevenção do câncer ginecológico.
- Participação do Grupo Remédicos do Riso.
INSS: informar e conscientizar a sociedade sobre seus direitos e deveres junto ao órgão, fomentando a proteção social e a cultura previdenciária.
Casa Rosa: orientações e informações sobre os serviços oferecidos no Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica
Câmara Municipal: Procuradoria Especial da Mulher
Apaja: Loja de produtos e feira de doces
Tide Cabeleireiros: corte de barba e cabelo
Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Negócios: serviços oferecidos pelo PAT, orientação e encaminhamento de currículo.
 
1ª Semana de Jovens Empreendedores - Feira de Empreendedorismo:
Unidade móvel do Sebrae: atendimento e orientação aos empreendedores
SESI: tenda de hidratação (Nutrição), tenda do esporte (academia corporativa com equipamentos e demonstração de exercícios funcionais), tenda da cultura (caixa de cultura – exposição da caixa com o acervo) e tenda da odontologia.
CIESP, AESC, CIEE e SENAC: divulgação de produtos e serviços.
SENAI: exposição de cursos ofertados pela unidade em Jaú.
CEBRAC: aferição de pressão, teste de glicemia, aferição de índice de massa corpórea, orientação sobre uso de medicamentos, aplicação de testes vocacionais e lista com vagas de emprego
 
Palestras encerramento da 1ª Semana de Jovens Empreendedores
LOCAL: Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu
      Rua Tenente Lopes, 350
 
Palestrante: José Roberto dos Santos
Tema: Canvas, Descubra Como Utilizar Essa Ferramenta.
 
Palestrante: André Santos
Tema: Educação Financeira Para Empreendedores
 
Palestrante: Leandro S. Rosa
Tema: Valuation – Quanto Vale a Sua Empresa
 
 
Apoio: Polícia Militar
 
Serviço
Evento “Mulher em Ação”
Data: 10/03 (sábado)
Horário: das 9h às 13h
Local: Praça da República (Jardim de Baixo) 

Tags

COMPARTILHAR