Prefeitura de Jahu > Prefeitura inicia campanha de vacinação contra gripe influenza

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a campanha de vacinação contra gripe tem início nesta segunda-feira (23/04).

Todas as pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde (público e privado) poderão se vacinar a partir do dia 23/04. Crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), a vacinação começa a partir do dia 02 de maio. O calendário prevê que a partir de 09/05 estarão disponíveis vacinas para pessoas portadoras de doenças crônicas, professores (público e privado) e população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Estamos realizando esse trabalho de prevenção para que não estejamos mais susceptíveis ao vírus da gripe influenza”, informa a Secretária de Saúde, Marcia Nassif.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Leila Aparecida Garcia Rossi, a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde no período da campanha no horário das 7h às 17h.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Segundo o Ministério da Saúde, a prevenção da gripe é feita por meio de cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

É importante as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha pelo fato de que a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose”, reforça a Secretária.