Prefeitura de Jahu > Paratleta jauense disputa Parapanamericano Universitário

Já esta acontecendo em São Paulo o FISU AMERICA Games, o primeiro Pan Americano voltado exclusivamente para o esporte universitário. Além de representar seus países e suas instituições de ensino, os atletas terão a oportunidade de viver uma experiência única de intercâmbio cultural durante os jogos.

O paratleta jauense Vitor Orselli, que cursa o terceiro ano da Faculdade de Educação Física, representará as Faculdades Integradas de Jaú, e disputará duas provas: os 100 metros livre e 200 metros medley. Vitor é integrante da equipe da Academia do Bill/AMAI/Secretaria de Esportes/Escola NIE. As provas de natação serão disputadas de 24 a 27 de julho.

Ao todo, 13 países serão representados por seus alunos- atletas na competição. Além do Brasil, disputam Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica,Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, México e Uruguai. Com todas as delegações, entre atletas e comissão técnica, São Paulo receberá cerca de 1500 pessoas para a disputa.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário e da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) AMERICA. A Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE) também faz parte da co –organização dos jogos, que contam com o patrocínio dos Correios, dos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiro e da Premiere PET.

Entre as modalidades disputadas estão atletismo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judô, natação, tênis e tênis de mesa. A competição também é pioneira no paradesporto. Pela primeira vez, paratletas universitários terão a chance de representar seu país em um evento internacional. Na categoria, o Brasil será representado por 129 alunos-atletas competindo nas modalidades tênis de mesa paradesportivo, atletismo paradesportivo e natação paradesportivo.

Quem presença e apadrinha o evento é o medalhista olímpico Gustavo Borges, que palestra para os atletas nessa segunda-feira (23 de julho), às 15hs. A competição acontecerá no complexo do Centro de Treinamento Paraolímpico e no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo.

“A experiência para Vitor é sensacional, pois irá nadar em um campeonato internacional e terá a oportunidade de representar a Seleção Brasileira Universitária. A expectativa é que consiga fazer seus melhores tempos e conquistar medalhas”, afirma o técnico Bill Luchesi