8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Campanha Setembro Amarelo: início das atividades nessa quinta-feira

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Casa Rosa “Maria Antonia Sinatura Barros”, juntamente com vários parceiros e apoiadores, participa da Campanha “Setembro Amarelo”, com uma série de atividades ao longo do mês.

O dia 10 de setembro foi escolhido simbolicamente como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP). No Brasil, a partir de 2014, no mês de setembro, passou a ser realizado o movimento mundial de prevenção ao suicídio, conhecido como “Setembro Amarelo”.

Nessa quinta-feira (06/09), às 19h, na Casa Rosa “Maria Antonia Sinatura Barros”, situada à Avenida Ana Claudina, 447, ocorre uma palestra com o tema “Prevenção de Suicídio”, que será ministrada

Na próxima quarta-feira (12/09), às 19h, no Cinema Municipal “Clodomiro Celulari”, situado à Praça Barão do Rio Branco, sem número, o pastor Rafael Vômero Teixeira ministra palestra com o tema “Eu me importo”.

Em 13 de setembro (quinta-feira), às 8h e às 14h, a equipe da Casa Rosa ministra palestra com o tema “Prevenção de Suicídio” para alunos da Escola Estadual “Professor Nicolau Pirágine”, situada à Rua Marechal Bitecnourt, 1455. Já às 19h, o Hospital Thereza Perlatti, localizado à Praça Adolfo Bezerra de Menezes, sem número, realiza um “Treinão maluco – juntos pela vida”. A entidade solicita a doação de um litro de leite e a participação com uma camiseta amarela.

No dia 19 de setembro (quarta-feira), às 9h, a psiquiatra Dra. Vivian Irusta ministra palestra com o tema “Suicídio, uma questão de vida” no Espaço Cultural da Santa Casa de Jahu.

Em 22 de setembro (sábado), às 9h e às 16h, o Departamento de Vigilãncia Epidemiológica, ligado à Secretaria de Saúde, distribui panfletos sobre a prevenção ao suicídio, realiza aferição de pressão arterial e na Praça da República (Jardim de Baixo).

No domingo (23/09), às 16h, o Grupo Eu me Importo realiza uma Caminhada pela Vida, com saída da Praça da República (Jardim de Baixo) e chagada no Parque do Rio Jahu.

Na quinta-feira (27/09), às 19h, a equipe a equipe da Casa Rosa ministra palestra com o tema “Prevenção de Suicídio” para alunos da faculdade UNOPAR, localizada à Rua Gaudêncio Guacelli, 50. Já às 19h30, na Escola Estadual “Professor Antonio Terézio Mendes Peixoto”, situada à Avenida Dr. Ary Ferreira Dias, sem número, as psicólogas Ellen C. Fabri e Silvia R C Bonome Vanzelli palesram para os alunos o tema “Conhecer para prevenir”.

“O movimento “Setembro Amarelo” vem trazer essa visibilidade necessária ao tema, conscientizando e estimulando a fala e prevenção. Por fugir do assunto, pessoas que ouvem ideias suicidas vindas de alguém próximo não se atentam para a seriedade disso, pensam que é "drama" ou realmente escolhem não escutar por não saber como lidar com isso, como ajudar. Devemos estar atentos aos sinais emitidos pelas pessoas o tempo todo. Não há apenas um fator determinante para o suicídio. Temos que desmistificar e falar sobre o assunto, para adquirirmos conhecimento e ter uma escuta diferenciada para prevenção do mesmo”, afirma a coordenadora da Casa Rosa, Mônica Queiroz Ferreira Lima.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR