Prefeitura de Jahu > Secretaria de Saúde intensifica imunização contra HPV

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa à população que intensificou a aplicação da vacina contra o HPV para meninos e meninas.

A vacina, que é aplicada em duas doses, com um intervalo de seis meses entre cada aplicação, é destinada para públicos distintos: meninos, com idade entre 11 anos e 14 anos, 11 meses e 29 dias, e meninas, entre os 9 e os 14 anos, 11 meses e 29 dias.

“O Governo Federal, o Ministério da Saúde e o SUS reforçam a importância da vacinação contra o HPV. Este ano, a campanha quer mostrar o papel dos pais e responsáveis na proteção do futuro das meninas e meninos. A vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra 4 tipos do HPV (6, 11, 16, 18). Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país. Solicitamos aos responsáveis que tenham filhos nessas faixas etárias que compareçam às unidades básicas de saúde das 7h às 17h para tomar essa vacina. Ela previne contra doenças futuras e de gravidade, às vezes, irreversível. Basta comparecer com a caderneta de vacinação e o documento pessoal”, afirma a secretária de Saúde Interina, Márcia Nassif.

O HPV é um vírus de transmissão sexual e que, em alguns casos, tem potencial para causar diferentes tipos de câncer, como do colo do útero, de pênis, garganta e ânus, por exemplo. “Tem muita gente que acha que vacinar cedo pode instigar o adolescente a iniciar a vida sexual mais cedo, ou tem medo dos efeitos colaterais. Mas a vacina é segura, é cara no setor privado e está aí, disponível pelo SUS”, ressalta a secretária.

Intensificação de imunização – vacina HPV

Local: em todas as unidades básicas de saúde do Município