Prefeitura de Jahu > Museu Municipal abre exposição em comemoração aos 94 anos do XV de Jaú

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove até o dia 24 de novembro (sábado), a terceira edição da exposição em comemoração a fundação do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú no Museu Municipal “José Raphael Toscano”, situado à Avenida João Ferraz Neto, 201. A mostra tem início nessa quinta-feira (18/10). O Galo da Comarca comemora 94 anos de fundação em 2018.

Com o tema “O Galo Canta na Terra do Sol Nascente”, a exposição irá mostrar como foi o intercâmbio profissional e cultural entre Jahu e o Japão. No início dos anos 80, Jahu recebeu vários jovens atletas japoneses para treinarem em seu centro de treinamentos. Também houve uma excursão jauense para as terras nipônicas, algo até então inédito no futebol brasileiro.

O XV de Jaú auxiliou no desenvolvimento e divulgação da modalidade no Japão. “Essa mostra já virou tradição, e, a cada ano, utilizamos um tema diferente. Neste ano, será exposto um grande acervo, com muitas curiosidades, fotos da época, trofeus, medalhas, uniformes de times do Japão que jogaram contra o XV, entre muitos outros materias que contam, com riqueza de detalhes, como foi essa experiência. Essa é uma das maiores exposições que o Museu realiza ”, ressalta o diretor do Museu Municipal, Fábio Grossi.

Ainda conforme Fábio, em 14 de novembro, às 19h, data de aniversário do clube, será realizada uma grande comemoração no Museu Municipal com nomes importantes desse período. “Temos presença confirmada de Edward Caffeu, Celso Polini, o ex jogador Luisinho, o grande treinador Chiva, entre outros. Será realizado um bate papo, com exibição de um dos jogos que ocorreram no Japão”.

A entrada é gratuita, e o horário de funcionamento do Museu Municipal é de segunda à sexta-feira das 9h às 11h30 e das 13h às 17h . Aos sábados, domingos e feriados, a visitação ocorre das 13h às 17h.