Prefeitura de Jahu > Show com grupo “Letras e Sons” ocorre na próxima quarta-feira

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com a Academia Jahuense de Letras, realiza em 28 de novembro (quarta-feira), às 20h, na Estação Cultura, o show “Letras e Sons e a história dos festivais da MPB”.

“O grupo Letras e Sons faz, durante esse evento, a gravação de seu DVD, e apresenta grandes clássicos da época dos festivais da televisão brasileira, que foram um marco em nosso país, resgatando a memória de um período histórico que abrange a repressão da ditadura militar, o fortalecimento da indústria fonográfica no Brasil e a comunicação de massa pelo meio televisivo. A atividade é aberta ao público e gratuita. Contamos com a presença de todos”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Carolina Panini.

Durante os primeiros anos da Ditadura Militar no Brasil, observou-se um intenso crescimento da produção musical na Brasil que modificou a música popular brasileira. Com a internacionalização de novos estilos musicais como, o rock and roll, a história da música brasileira ganhou novos contornos a partir da década de 1960.

Instalou-se no Brasil a cultura da música dentro da televisão, programas como a Jovem Guarda, formado por jovens cantores como Roberto Carlos, Vanderléia Erasmo Carlos e muitos outros tornaram-se líderes de audiência. Nesta mesma onda, os festivais musicais ganharam notoriedade na cultura dos anos 60 e a televisão foi fundamental para que o Brasil conhecesse melhor sua produção musical.

Os festivais apresentaram uma safra rara e riquíssima de compositores e intérpretes como Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nara Leão, Geraldo Vandré entre muitos outros. Com eles, em vez da música chegar ao público através do rádio, chegou à casa das pessoas pela televisão, e anos depois pelos discos.