8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu promove evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com o Centro de Referência e Atenção da Mulher - Casa Rosa “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros”, Secretaria de Cultura e Turismo, Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jahu, Coletivo SOMAS e Faculdades Integradas de Jahu, além de várias entidades parceiras, promove nesse sábado (09/03), das 9h às 13h, na Praça da República (Jardim de Baixo), o 3º “Mulher em Ação”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, serão oferecidos diversos serviços, como corte de barba e cabelo, aferição de pressão arterial e prevenção de doenças que acometem especialmente o público feminino, coleta de papanicolau por meio da unidade móvel do Hospital Amaral Carvalho, testes rápidos, teste de glicemia, aferição de índice de massa corpórea, orientações jurídicas, instruções sobre cursos profissionalizantes, ensino superior e mercado de trabalho, informação sobre violência doméstica, orientação sobre empreendedorismo feminino, além de várias oficinas e apresentações artísticas (vide anexa relação de ações e atividades).

Além da gama de serviços que serão ofertados, o evento terá a participação de grupos culturais e de movimentos sociais de mulheres da cidade com o objetivo de dar visibilidade às atividades atualmente exercidas e desenvolvidas pelas mulheres neste novo cenário em que elas estão ocupando mais espaços de poder e liderança na comunidade em todos os setores (econômicos, políticos e sociais).

Também haverá inscrições para a terceira turma das Promotoras Legais Populares, projeto que visa promover conhecimentos teóricos e práticos formando mulheres na busca do empoderamento e enfrentamento das violências e discriminações, com base nas ideias de justiça, democracia e defesa dos direitos humanos femininos.

“Em 2018, esse evento já foi realizado, mas, nessa terceira edição, temos novos parceiros. Será um evento amplo, com vários tipos de prestação de serviços à comunidade, especialmente às mulheres. Um momento único, não somente para comemorarmos o dia dedicado às mulheres, mas também de muita reflexão”, afirma a coordenadora da Casa Rosa, Mônica Queiroz Ferreira Lima.

Todos estão convidados a participar.

Importância do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos Estados Unidos e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Serviço

Evento “Mulher em Ação”

Data: 09/03 (sábado)

Horário: das 9h às 13h

Local: Praça da República (Jardim de Baixo)

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR