8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Centro Municipal de Educação Ambiental – Horto Florestal é modelo de sustentabilidade

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, inaugurou em 26 de agosto, com a visita dos alunos do 5º semestre do curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da FATEC-JAHU, a Instalação “Modelo de Sustentabilidade” na sede do Centro Municipal de Educação Ambiental – Horto Florestal.

“A instalação “Modelo de Sustentabilidade” foi implantada em um prédio municipal que contém características de um imóvel sustentável e que já é visitado pela população em geral e pelas escolas do Município. Nosso objetivo é que os visitantes possam observar se a edificação é economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justa, tornando-se, assim, sustentável”, reforça o Interlocutor do Programa Município VerdeAzul, Giovani Mineti Fabricio, que também é responsável pelo Centro de Educação Ambiental - Horto Florestal Municipal.

 

A instalação do Modelo de Sustentabilidade de Jahu contempla 14 itens considerados sustentáveis, sendo eles:

 

Bicicletário: A instalação desse item, tem por objetivo incentivar a comunidade a trocar o carro ou o transporte público pela bicicleta como forma de alternativa sustentável e eficiente. O uso de bicicleta faz bem ao seu corpo e ao seu bolso, esta prática ajuda a reduzir os níveis de poluição.

 

Lâmpada de LED: Nas lâmpadas LED a energia consumida é transformada em iluminação, não em calor, não havendo desperdício de energia. Uma lâmpada incandescente de 60 W, corresponde a uma LED de apenas 4,5 W, ou seja, uma economia de 55,5 W/hora.

 

Sensor de Presença: Um dos diferenciais da iluminação inteligente é a economia de energia que ela proporciona. Como o acendimento ou a intensidade são reguladas para atender à necessidade do ambiente, o eficiente renovação e ventilação naturais com qualidade jamais conseguida com o uso recursos mecânicos.

 

Ventilação Natural e Cruzada: Vem a favor da sustentabilidade nas edificações resultando em conforto térmico e bem-estar aos usuários de forma a proporcionar economia de energia, uma vez que dispensa a utilização de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores.

 

Janelas Amplas e Pintura Clara: A instalação de janelas amplas no ambiente permite que haja maior aproveitamento da iluminação natural. A adoção de cores claras associadas à iluminação natural, auxiliam na dispersão da luz solar, diminuindo a necessidade de uso de lâmpadas ao longo do dia.

 

Circuito Individualizado de Energia Elétrica: A instalação circuito individualizado e energia elétrica, além de uma questão de segurança, garante economia de energia elétrica em cada ambiente, já que os usos são de formas independentes.

 

Torneira com Temporizador: Uma torneira com temporizador pode economizar até 70% de água, já que possui um dispositivo que aciona e interrompe o fluxo de água em alguns segundos.

 

Torneira com Arejador: Tem a função de misturar ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume e direcionando o jato. Por isso, quanto maior a pressão, maior a economia, que varia entre 50% e 80%.

 

Indicativos de Economia de Energia Elétrica: O objetivo do indicativo de economia de energia elétrica dispostos no interruptores, é conscientizar os usuários sobre tão importante ação, evitando inclusive o consumo desnecessário.

 

Indicativos de Economia de Água: O objetivo do indicativo de economia de água dispostos nas torneiras e vaso sanitários, é conscientizar os usuários sobre tão importante ação, evitando inclusive o consumo desnecessário.

 

Descarga com Duplo Acionamento: Visa evitar o desperdício de água utilizado nas caixas de descarga, esta economia é de aproximadamente 60% (sessenta por cento) do volume de água utilizado nas descargas comuns, uma economia aproximada de 20 litros de água por pessoa/dia.

 

Lixeiras para Separação e Coleta dos Recicláveis: A prática diária de separação seletiva dos lixos recicláveis, é uma das mais importantes ações que todos devem fazer, visando a preservação ambiental e a geração de emprego.

 

Área Interna Verde e Permeável: As áreas disponibilizadas para espaços verdes, proporciona um ambiente mais arejado, serve como local de infiltração de água e para cultivo de diversas plantas, dando vida ao ambiente.

 

Uso de Copos Duráveis: Redução dos impactos ambientais causados pelo uso excessivo de copos descartáveis, que geram um grande volume de lixo, causam danos ambientais quando descartados de maneiras inadequadas.

 

 

A Instalação “Modelo de Sustentabilidade” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h, no Centro Municipal de Educação Ambiental – Horto Florestal, localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 180, anexo ao CEPROM. “Caso haja interesse de visitação por escola/grupo, solicitamos que o agendamento seja feito pela Secretaria de Meio Ambiente, no telefone 3621-6989”, reforça Fabrício.

 

 

Serviço:

Modelo de Sustentabilidade do Centro de Educação Ambiental - Horto Florestal.

Local: Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 180, anexo ao CEPROM

Hora: 7h às 11h das 13 às 17h.

 

 

Fotos: Luiz Henrique Segali Filho - Secretaria de Comunicação: Prefeitura do Município de Jahu

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR