8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Resíduos hospitalares são descartados de forma adequada

 

A Prefeitura de Jahu, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Saúde, informa que o Plano Municipal de Saneamento Básico, aprovado pela Lei Complementar nº 460, de 17 de dezembro de 2013, e o Decreto nº 6.726 de 26 de dezembro de 2013, estabelece a gestão dos resíduos dos serviços de saúde.

A empresa contratada para realização desse serviço utiliza veículos apropriados para transportes dos resíduos e também executa o tratamento e destinação final desses resíduos de forma apropriada e aprovada pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Além disso, a Vigilância Sanitária Municipal em atenção ao Decreto Municipal nº 4.889 de 24 de julho de 2002, realiza controle timestral com a apresentação de planilhas e comproantes de retiradas dos resíduos fornecidos pelas empresas prestadoras de tais serviços.

“Em 2010, foram retirados do Município em torno de 10 toneladas desses resíduos produzidos pela área da saúde. Este ano, de janeiro à julho, a empresa já coletou, em média, 10.760 quiilos de resíduos hospitalares”, reforça o Interlocutor do Programa Município VerdeAzul, Giovani Mineti Fabricio, que também é responsável pelo Centro de Educação Ambiental - Horto Florestal Municipal.

Segundo as normas sanitárias, o lixo hospitalar deve ser rigorosamente separado, e cada classe deve ter um tipo de coleta e destinação. De acordo com as normas, devem ser separadas conforme um sistema de classificação que inclui os resíduos infectantes: lixo classe A, como restos de material de laboratório, seringas, agulhas, hemoderivados, entre outros, perigosos, classe B, que são os produtos quimioterápicos, radioativos e medicamentos com validade vencida, e o lixo classe C, o mesmo produzido nas residências, que pode ser subdividido em material orgânico e reciclável. “O objetivo é adequar a estrutura das unidades para o tratamento correto dos resíduos”, explica o Interlocutor do Programa Município VerdeAzul, Giovani Mineti Fabricio, que também é responsável pelo Centro de Educação Ambiental - Horto Florestal Municipal.

 

Tags

COMPARTILHAR