8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura desenvolve projetos voltados ao meio ambiente

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está implementando dois projetos voltados à arborização urbana. O primeiro trata-se do projeto “Floresta Urbana”, que tem como objetivo arborizar uma rua dos dois lados da calçada ou um canteiro central e as duas calçadas que o margeiam.

 

O conceito “Floresta Urbana” vem justamente da replicação do que acontece na natureza, onde as árvores maiores formam um verdadeiro “telhado verde”, chamado de dossel, e fazem a cobertura de toda a floresta. No caso do ambiente urbano, trata-se da cobertura vegetal sobre calçadas e ruas na busca da formação desse dossel, para que seja possível receber todos os benefícios que a arborização urbana pode trazer. No caso, os principais benefícios são: diminuição da temperatura na microrregião devido ao sombreamento, purificação do ar, diminuição do impacto das gotas da água da chuva, além do embelezamento que a arborização causa, trazendo melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e valorização dos imóveis”, reforça Giovani Mineti Fabricio, interlocutor do Programa Município VerdeAzul e responsável pelo Centro de Educação Ambiental - Horto Florestal Municipal.

 

Em Jahu, o projeto piloto “Floresta Urbana” foi implementado na Rua Luciano Pacheco, no Jardim das Paineiras. “Nessa área, foi realizada arborização em uma das calçadas devido ao fato de se tratar de uma rua que não possuía arvores. No outro calçamento, os canteiros das árvores foram ampliados”, pontua Fabrício.

 

Já o segundo projeto trata-se do “Espaço Árvore”, que basicamente define a ampliação de canteiros de árvores existentes em prédios públicos ou plantio de novas árvores nesses mesmos prédios públicos, com canteiros maiores. A metodologia empregada tem o seguinte funcionamento: o espaço árvore deve ser implementado em calçadas que tenham ao menos 2,50 metros de largura, de forma a não prejudicar a acessibilidade. Desta maneira, a largura do canteiro será 40% da largura da calçada, e o comprimento do canteiro o dobro da largura obtida, ou seja: em uma calçada com 2,50 metros de largura, suas árvores terão um canteiro de um metro de largura por dois metros de comprimento. “A ampliação dos canteiros para as árvores já existentes e para as novas árvores é importante, pois é necessário que a árvore tenha área permeável minimamente adequada para receber água, de forma que as raízes se desenvolvam com naturalidade e não causem prejuízos ao calçamento”, enfatiza o interlocutor do Programa Município VerdeAzul.

 

É importante realizar o plantio de espécies adequadas nas calçadas, de forma a não se colocar espécies que no futuro causem transtornos e prejuízos, e, por fim, tenham que ser suprimidas antes do seu tempo. Para isso, é importante solicitar e consultar a Secretaria de Meio Ambiente qual espécie é adequada para ser plantada no local. A Secretaria de Meio Ambiente está localizada à Rua Edgar Ferraz, 619, Centro. O munícipe também pode obter informações por meio do telefone 3621-6989 ou pelo e-mail: semeiajahu@gmail.com”, salienta Fabrício.

 

Os espaços árvores serão implementados dentro de um cronograma anual, sendo que, em 2019, será realizado em 30% dos prédios públicos. Já em 2020, será executado 40% do projeto, e, por fim, em 2021, 30%, totalizando 100% dos prédios públicos em três anos.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR