8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Fogos de artifício causam danos à pessoas e animais

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Proteção e Direitos dos Animais, faz um apelo à população que comemore as festividades de final de ano com os amigos e familiares sem o uso de fogos de artifício com estampido.

Para muitas pessoas, os fogos de artifício são sinônimo de festa e alegria, porém, para os animais de estimação, crianças, pessoas enfermas, pessoas mais idosas e autistas, eles representam medo e estresse.

Apesar da queima de fogos ser momentânea, o estresse causado por ela pode durar dias. Além disso, a agitação por conta do barulho pode causar ferimentos quando os animais buscam por abrigo. A elevação da temperatura corporal também pode desencadear sintomas como vômito e diarreia. Dependendo do caso, se o animal já tiver alguma outra patologia, o som pode causar sintomas mais graves como, por exemplo, crises convulsivas e até desmaios. “Cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos, e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho. Fazemos esse apelo em favor dos mais de 280 animais abrigados no Canil Municipal e também dos animais de estimação de muitas pessoas. A quantidade de rojões aumenta muito neste período, e, consequentemente, os transtornos causados por eles. Enquanto alguns animais ficam apenas trêmulos e procuram esconder-se, outros ficam extremamente desesperados. Para tentar fugir, acabam se ferindo ou sendo atropelados. Os portadores de doenças pré-existentes podem ter convulsões, fadiga cardiorrespiratória e até morrer do coração”, informa a secretária de Proteção e Direitos dos Animais, Lucia Aparecida da Silva.

A soltura de fogos é proibida pela Lei 5.190/2018. “A entrada de um Ano Novo deve ser festejada com amor, consciência, consideração e respeito ao próximo. O Canil Municipal se acerca de várias medidas para que qualquer mal seja evitado. Devido a grande população de animais ali abrigados, o nosso trabalho de prevenção se torna ainda mais árduo. Ajude-nos a ofertar aos anjos de quatro patas, aos idosos, aos autistas, às pessoas acamadas ou internadas uma passagem de Ano o mais tranquila e saudável possível. Respeite a vida!”, reforça a secretária.

Tags

COMPARTILHAR