8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Secretaria de Saúde adota medidas durante situação de emergência

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, informa à população que adotou medidas de caráter temporário e emergencial em decorrência do combate à pandemia decorrente do COVID 19 (Coronavírus).

  As unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades do Programa Saúde da Família (USFs) estão funcionando normalmente. As coletas de sangue foram suspensas a partir de 19/03/2020 por tempo indeterminado, exceto coletas para detecção de doenças de notificação compulsória.

Os Pronto Atendimentos da Rede Municipal estão atendendo em sistema de pré triagem para identificação dos pacientes sintomáticos respiratórios. “Solicito que esses pacientes procurem os serviços de saúde sem acompanhantes e somente se for extremamente necessário”, afirma a secretária de Saúde, Márcia Nassif.

As consultas de especialidades médicas, que são realizadas na sede da Secretaria de Saúde e no NGA 25 – SUS, estão suspensas a partir de 19/03/2020, assim como os atendimentos do Núcleo de Atendimento Terapêutico (NAT), do Centro de Atendimento Oftalmológico (CAO), do Núcleo Carmelita, do Planejamento Familiar, do Centro de Fisioterapia Municipal “Jamila Name Nassif”, de Nutricionistas, de Pequenas Cirurgias e do serviço de Radiologia do NGA 25-SUS.

Os atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD Álcool e Drogas) estão suspensos a partir de 19/03/2020 por tempo indeterminado até segunda ordem. Os demais atendimentos serão triados pela equipe do setor de acordo com a gravidade da urgência e a necessidade.

Os atendimentos do ambulatório de saúde mental, localizado junto ao NGA 25 – SUS, serão avaliados pela equipe do setor de acordo com a urgência e necessidade de cada paciente.

Os atendimentos do ambulatório de gestação de alto risco (GESTAR) serão realizados das 6h30 às 12h30.

Os ambulatórios de tuberculose, HIV e Hepatite estão com todos os atendimentos e retornos suspensos até segunda ordem. Somente serão atendidos casos novos.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está com os atendimentos restritos às gestantes e à população-alvo.

Os serviços de eletrocardiograma e cartão SUS estão suspensos por tempo indeterminado.

Os exames de ultrassonografia serão mantidos, mas com restrição de acompanhantes.

Os agendamentos de cirurgias eletivas estão suspensos por tempo indeterminado, assim como os exames de mamografia.

 Os atendimentos na Farmácia Central e Judicial serão mantidos. Os pacientes devem ir a esses locais somente se precisarem.

O Pronto Atendimento Domiciliar (PAD) irá funcionar das 7h às 13h. O fornecimento de oxigênio para utilização domiciliar não sofrerá alterações. As visitas domiciliares e coletas de exames laboratoriais estão suspensas a partir de 19/03/2020.

As viagens intermunicipais estão suspensas, exceto casos de urgência.

Cursos, treinamentos e palestras estão suspensos.

O protocolo da Secretaria de Saúde está com atendimento suspenso.

A Vigilância Sanitária está com as fiscalizações e o atendimento ao público suspensos. Serão atendidos somente casos de denúncias, ocasião estas que serão apuradas a devida emergência.

O atendimento odontológico está suspenso em todas as unidades de saúde. As urgências serão triadas e o atendimento restrito a casos inadiáveis.

“Além disso, gostaria de informar que, na próxima segunda-feira (23/03), tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). As unidades básicas de saúde estarão aplicando as doses de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, em pacientes acima de 60 anos e profissionais de saúde. No momento, não está liberada a vacinação para as demais faixas etárias. Aguardamos orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde”, pontua a secretária.

Ainda conforme Márcia, a Secretaria de Saúde de Jahu implantou o Disk Saúde. “A partir dessa sexta-feira (20/03), a população pode entrar em contato conosco pelo 3602-3772 ou 3602-3773 para obter orientações e esclarecimentos. Mais uma vez solicito a colaboração do povo jauense. Evitem aglomeraç]oes. Lavem as mãos. Evitem sair desnecessariamente. Essas são medidas de prudência. Nossa obrigação é cuidar de cada um de vocês, mas vocês precisam coloborar conosco também”.

Tags

COMPARTILHAR