Prefeitura de Jahu > 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe: reinício na segunda-feira

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa à população sobre o reinício da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (Gripe) nesta próxima segunda-feira (30/03).

“Nesse primeiro momento, a campanha tem como público-alvo idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. As pessoas acima de 60 anos serão vacinadas das 11h às 17h em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Município. O horário foi antecipado para evitar a aglomeração de pacientes. Lembramos que estamos vivendo uma pandemia de coronavírus no mundo e no Brasil. Vamos evitar aglomeração. Só dessa forma vamos evitar a proliferação do coronavírus. Dependemos da tranquilidade da população para que possamos executar nossas tarefas da melhor forma possível para atender a população jauense”, afirma a secretária de Saúde, Márcia Nassif.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente. Pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. A transmissão também acontece por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Os sintomas da gripe, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares.

Apesar da importância da vacina para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas, pois há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e pessoas com doenças febris agudas não devem receber a vacina.

Ainda conforme a secretária, a campanha se estende até 22 de maio. “A fase seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. O Dia “D” de vacinação contra a gripe será em 09 de maio, segundo os protocolos do Ministério da Saúde. É importante contar com a ajuda da população para que nossa vacinação continue sendo feita com responsabilidade e tranparência, visando sempre a segurança de cada munícipe vacinado”.

Campanha de vacinação contra vírus Influenza, causador da gripe
Reinício em 30 de março
Local: nas unidades básicas de saúde