8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres e Casa Rosa concluem Programa “Apolônias do Bem”

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Centro de Referência e Atenção à Mulher (Casa Rosa) “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros”, concluiu o Programa “Apolônias do Bem”, que oferece tratamento odontológico integral e gratuito à mulheres que vivenciaram situações de violência e tiveram a dentição afetada durante as agressões.

“Esse não é um projeto sazonal, é uma Política Pública que foi implantada em Jahu, tratando da autoestima por meio da restauração do sorriso das participantes, contribuindo, assim, para que elas se sintam melhores e tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho. Enfim, esse é um projeto que vejo agregar ainda mais ao plano de empoderamento feminino desenvolvido pela nossa pasta”, pontua a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cândida Ferreira.

O Programa “Apolônias do Bem” é desenvolvido desde 2012 pela “Turma do Bem (TdB)”, e já garantiu atendimento a 600 mulheres de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A triagem é realizada pela equipe da TdB, por casas de apoio ou organizações sociais, como a Casa Rosa, Tribunais de Justiça ou Comissões Especializadas dos Tribunais. São priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional. Os tratamentos são oferecidos por meio de uma rede de dentistas voluntários, que realizam todos os procedimentos que as mulheres necessitarem, independentemente da complexidade apresentada.

Em Jahu, a parceira da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e do Centro de Referência e Atenção à Mulher (Casa Rosa) “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros” foi a dentista Fernanda Esteves. Formada na UNESP de Araçatuba em 2014, a dentista trabalhou em São Paulo, Sorocaba e Limeira antes de empreender em sua cidade natal (Jahu) em 2016. Participou de vários cursos de atualizações e congressos odontológicos, pois acredita que é necessário estar totalmente por dentro dos mais modernos estudos e evidências para oferecer o melhor para seus pacientes e amigos. “Resolvi participar do voluntariado quando recebi a proposta da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e da Casa Rosa no projeto “Apolônias do Bem”. A história de cada uma das mulheres era marcada por muitos sofrimentos e necessidade de uma mudança de vida. Todas relataram que a falta dos dentes era um fator limitante na felicidade e bem-estar social”, diz Fernanda.

O projeto transformou a vida das participantes. “Três mulheres foram selecionadas, e em cada uma foi feita a devolução do seu sorriso e a notável melhora na forma como elas lidaram com a busca por emprego. Todas chegaram a se emocionar ao ver o sorriso novo em seus rostos. Foi gratificante demais. Agradeço a oportunidade de poder devolver para a sociedade um pouco do que há de mais lindo no ser humano: o sorriso”, acrescenta a dentista.

“Uma ótima parceria, pois me deu uma grande autoestima, me deu forças para não desistir, pois nunca é tarde”, afirma Monica Michele Verissimo, uma das participantes do “Apolônias do Bem” em Jahu.

"Em minha opinião, foi uma ótima parceria, pois desenvolveu minha autoestima e me deu forças para passar por certas situações, pois a aparência é tudo. Só tenho a agradecer a todos que participaram, em especial à Casa Rosa, à “Apolônias do Bem” e à doutora Fernanda Esteves. Todos me deram muita segurança. Obrigada a todos", agradece Ana Keila Casale, que também participou do programa.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR