Prefeitura de Jahu > ASSISTÊNCIA SOCIAL – PRINCIPAIS AÇÕES EM 30 DIA DE TRABALHO

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, divulga relatório de janeiro de 2021, com as ações desenvolvidas nos primeiros 30 (trinta) dias de trabalho da pasta.

O trabalho do Secretário Titular Rafael Vômero Teixeira no mês de Janeiro foi marcado por trabalho desenvolvido em três vertentes: ações voltadas à situação dos moradores de rua, estreitamento de relações com entidades assistenciais e aproximação com líderes religiosos.

Ginásio de Esportes Dr. Neves: Alojamento Para Moradores de Rua
- Economia de R$ 10.787,50 (dez mil, setecentos e oitenta e sete reais e cinquenta centavos) mensais com a devolução de estruturas alugadas.
- Reorganização dos frequentadores do alojamento mediante nova triagem.
- Ação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e Polícias Civil e Militar: averiguação da condição criminal dos frequentadores do alojamento e encaminhamento dos que queriam voltar à sua cidade; direcionamento para tratamento ou familiares.
- Retirada de 18 (dezoito) pessoas em situação de rua através de passagem social, recolocação familiar e reinserção no mercado de trabalho.
- Reabertura parcial do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) para cadastramento e atendimento de novos casos de moradores de rua que possam aparecer em Jaú, com envio de dados à Polícia Civil para averiguação da situação criminal e orientação para que não se estabeleçam na cidade.

*Com estas ações sitadas alguns frequentadores deixaram de frequentar o Ginásio e saíram da cidade espontaneamente.

Entidades Assistenciais
- Reunião com entidades que prestam serviço à Prefeitura Municipal, apresentando a nova gestão e cobrando atitudes para o bom andamento da parceria.
- Reuniões individuais com as entidades para atendimento das necessidades de cada parceiro.

*Foram visitadas: AMAI (Associação e Movimento de Assistência ao Indivíduo Deficiente), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Nosso Lar (Associação das Senhoras Cristãs “Nosso Lar”) e os abrigos para idosos: Vila São Vicente de Paulo e Abrigo São Lourenço.

Reunião Com Líderes Religiosos
- Reunião com líderes evangélicos, católicos e espíritas apresentando a nova gestão, demonstrando desejo de trabalho em parceria e solicitando auxílio dessas entidades no apoio à Assistência Social em Jahu. Um dos frutos dessa reunião: hoje o município não arca mais com as despesas de alimentação e horas extras aos finais de semana no preparo da alimentação dos moradores em situação de rua.