8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > CANIL - Reforma e Atendimento

CANIL MUNICIPAL RECEBE PINTURA E ATENDIMENTOS CONTINUAM
Castramóvel funciona diariamente para assistência de cães e gatos

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Proteção e Direitos dos Animais, pintou na semana passada a parte externa da estrutura física do Canil. Nesta semana a pintura continua na estrutura interna. Funcionários da própria pasta pintaram o abrigo para cães abandonados e/ou resgatados.

Atualmente mais de 150 (cento e cinquenta) animais estão abrigados no Canil Municipal que funciona nas dependências do CEPROM (Centro de Produção Municipal), onde são necessários mais de 2 (dois) mil quilos de ração por mês para alimentar os animais. Todos os cães estão castrados e prontos para adoção.

Segundo Aline Chaves Machado Raimundo, titular da Secretaria de Proteção e Direitos dos Animais (SPDA), está em andamento uma reforma mais ampla que contempla troca de telhas, conserto no piso de área aberta e pintura das baias com tinta impermeabilizante, conforme recomendação do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo).

 

Castramóvel
Uma unidade do Castramóvel (veículo adaptado para realização de cirurgias e atendimentos a animais) atualmente está estacionado dentro do Canil. A finalidade original do Castramóvel é ser itinerante e atender tutores de animais previamente cadastrados. No entanto, segundo a Secretária, como o veículo é antigo, precisa de uma grande reforma e adaptações (conforme determinações do CRMV). Ela destaca que o deslocamento da unidade para atendimento em bairros não está autorizado pelo órgão no momento, mas salienta que o Castramóvel não está ocioso, funcionando como ambulatório para atender a demanda interna do Canil, já que a sala de procedimentos existente no local e anteriormente utilizada pelos veterinários, também não tem autorização do CRMV para realização de procedimentos cirúrgicos.


População Alvo do Castramóvel
O Castramóvel atende especialmente cães abandonados e/ou resgatados, abrigados no Canil Municipal. Já os tutores de animais devem procurar a Clínica Veterinária Municipal (CRVM) para castração e outros atendimentos.


“O Pulo do Gato”
Desde meados de janeiro está em andamento o Projeto 'O Pulo do Gato'. Segundo Aline Machado Raimundo já está prevista em proposta e aprovada pela Secretaria de Projetos a construção de um Gatil anexo ao Canil.

Enquanto a construção do Gatil não acontece, a Secretaria preparou um espaço para atendimento de felinos. Ainda de acordo com a pasta, gatos de rua (animais comunitários, assim chamados por determinação legal) estão estão sendo atendidos desde Janeiro. Esses felinos de rua são castrados e após recuperação cirúrgica, são devolvidos à comunidade de origem se não forem adotados. Aline afirma que a demanda por castração de gatos é maior que a de cães.

O telefone para outras informações sobre assunto é (14) 3602-1717.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR