8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > CLÍNICA VETERINÁRIA REGISTRA 105 CASTRAÇÕES EM MAIO

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Proteção e Direitos dos Animais divulga balanço de serviços prestados pela pasta no mês de maio.

O atendimento médico (clínico e cirúrgico) disponibilizado pela Clínica Veterinária Municipal (CVM), muitas vezes ocorre nas ruas onde o animal vive.

Além do atendimento médico a pasta oferece ainda serviços de outra natureza (averiguação in loco de maus tratos, adoção e resgate entre outros), indispensáveis à garantia das condições necessárias à vida e bem-estar do animal.

Em maio foram feitos 448 atendimentos na CVM; 63 verificações de denúncias; 14 resgates; 12 assistências a animais em situação de rua; 17 adoções; 105 castrações (3 delas em caráter de emergência) e 1 parto. No total: 659 intervenções durante o mês.


Sobre os Serviços
Atendimentos na CVM - 448
Englobam consultas médicas de rotina e as de caráter de urgência e emergência.

Verificação de denúncias - 63
Na maior parte são queixas de maus tratos a animais, desde violência física à privação de água e alimento. Há situações também de animais presos, com mobilidade restrita ou impossibilitada. Algumas vezes, inclusive, é necessário apoio das Polícias Civil, Militar e Ambiental para averiguação da denúncia.

Resgates - 14
São resgatados animais em situação de rua, doentes e/ou feridos, sem tutores ou em circunstância de maus tratos.
O serviço de resgate se estende a animais comunitários (aqueles em situação de rua e que, mesmo não tendo tutor, recebem alimento e abrigo de uma ou várias pessoas). Quando esses animais adoecem a Secretaria deve intervir, conforme prevê a Lei Estadual Nº 12.916 de 16 de Abril de 2008.

Assistência a animais em situação de rua - 12
Atendimento médico a animais comunitários (aqueles em situação de rua e que, mesmo não tendo tutor, recebem alimento e abrigo de uma ou várias pessoas).

Nos casos mais simples o procedimento é feito no próprio bairro onde o animal vive. Em situações mais complexas o animal é levado ao Canil Municipal para tratamento.

Os procedimentos médicos e remédios ficam por conta da Secretaria, em cumprimento à Lei Estadual Nº 12.916 de 16 de Abril de 2008, segundo a qual o município é responsável por esses animais.

Adoções - 17
Referem-se a animais que estavam abrigados no Canil Municipal e foram adotados.

Castrações - 105
Das 105 cirurgias de castração realizadas, 3 foram em caráter de emergência.

Embora as castrações sejam agendadas e posteriormente confirmadas, 37 animais não foram encaminhados por seus tutores à CVM para cirurgia.

Parto - 1
Parto realizado em caráter de emergência devido à constatação de agonia fetal.

Intervenções durante o ano
Com os números de maio (659) a Secretaria chega a marca de 2.734 intervenções registradas neste ano (2021), desde o início da atual gestão da pasta.

Segundo a Secretária Aline Chaves Machado Raimundo, em relação à castrações, o objetivo é antecipar todas as agendadas.

Tags

COMPARTILHAR