Prefeitura de Jahu > CAMPANHA “DAR ESMOLA NÃO É CARIDADE” É APRESENTADA À POPULAÇÃO

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social põe em andamento a segunda fase da Campanha “Dar Esmola Não é Caridade”, a partir da próxima semana.

A iniciativa é voltada à pessoas que estão em situação de rua. Nesta segunda fase o objetivo é fazer com que a sociedade perceba que a devida assistência àqueles que estão nesta situação apresenta resultados mais positivos.

O Secretário Rafael Vômero Teixeira - que desde o início de sua gestão à frente da pasta tem tratado da questão desses indivíduos vulneráveis - esclarece que a intenção não é tirar da população seu direito de dar esmolas, mas esclarecer que em Jahu ninguém precisa passar pela situação humilhante de esmolar para ter o mínimo possível para sua sobrevivência.

Dinâmica da segunda fase
Em parceria com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Jahu e Região), ACI (Associação Comercial e Industrial de Jahu) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a Secretaria vai disponibilizar à clientela das lojas panfletos de conscientização com informações sobre os serviços que a Prefeitura oferece à pessoas em situação de rua, a partir da próxima semana.

Muita gente, por desconhecer a oferta desses serviços acredita que esses indivíduos não têm nenhuma assistência e que estão entregues à própria sorte. A partir do momento que todos souberem que há uma estrutura de apoio para quem está em situação de rua, a população vai saber direcionar esses indivíduos para assistência adequada.

Fases - objetivos
Primeira fase
Nessa primeira etapa a Secretaria se empenhou em apresentar à população quais serviços a Prefeitura oferece àqueles que estão nas ruas em situação de vulnerabilidade.

Por meio do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) o poder público executivo disponibiliza alimentação, condições de higiene pessoal, vestimentas, assistência à saúde, passagem social e emissão de documentos entre outros serviços.

Segunda fase
Trabalhar para que a sociedade entenda que, embora num primeiro momento a esmola pareça algo bom, ela tem como pano de fundo estreita relação com a dependência química.

Na grande maioria das vezes, quando damos esmola sustentamos os vícios desses indivíduos em situação de rua e fazemos deles prisioneiros neste círculo nocivo a eles e à sociedade de pedir, comprar entorpecentes, usar essas substâncias e voltar às ruas novamente.

Terceira fase
Instituir o Centro de Voluntariado. A iniciativa tem como objetivo aproximar da situação daqueles que estão em situação de rua, pessoas sensíveis à causa para que elas possam trabalhar em prol dos vulneráveis como voluntárias, haja vista que temos a tendência de nos envolvermos com questões que despertam nosso interesse e/ou empatia.

Para outras informações
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social