Prefeitura de Jahu > PREFEITURA PARALISA OBRA APÓS CONSTATAR IRREGULARIDADES

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio das Secretaria de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana, paralisou na tarde de ontem (12) obra de emissário de esgoto executada pela empresa Águas de Jahu às margens do Córrego dos Pires, na Avenida Prefeito Dr. Waldemar Bauab (antiga Avenida Liberdade).

A obra é meta contratual da concessionária, estava paralisada e foi iniciada há cerca de 60 dias após pressão do Executivo Municipal para que o contrato fosse cumprido. Ontem, porém, fiscais do departamento de Obras identificaram irregularidades que forçaram a interrupção dos trabalhos.

Foi constatada pelos fiscais a destinação incorreta dos resíduos da obra, o chamado 'bota-fora' de terra e asfalto. Tais resíduos estavam sendo depositados em Área de Preservação Permanente (APP), causando impactos ambientais.

Ao longo desta semana a obra ficará paralisada para que as irregularidades sejam sanadas, tendo previsão de retorno para a próxima segunda-feira.

Os secretários de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, Amilcar Marcel de Souza ("Cecéu") e Márcio de Almeida, estiveram no local ontem acompanhados de Francisco Carlos Martimiano, ouvidor do SAEMJA, e indicaram o que será feito a partir de agora.

Segundo Cecéu, a Secretaria de Meio Ambiente aplicará medida compensatória para destinação legal dos resíduos e reflorestamento da região.

Márcio de Almeida informou que toda a sinalização de trânsito das ruas próximas será refeita, bem como a massa asfáltica que foi afetada pelo trânsito de máquinas, que será limitado. Além disso, aos finais de semana, caminhões de água serão enviados até o local para promover a lavagem e minimizar os impactos da obra para os moradores da região.