8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > HORTAS MUNICIPAIS PRODUZEM CERCA DE 20 TONELADAS DE HORTIFRÚTIS EM 3 MESES

 

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Agricultura divulga balanço das atividades desenvolvidas pela pasta nos meses de março, abril e maio.

Foi um período de atenção à necessidade de manutenção básica das hortas do município, com um olhar atento à qualidade dos hortifrútis produzidos.

Produção
A produção quando colocada em números chama a atenção: nestes 3 meses (março, abril e maio) foram produzidas aproximadamente 20 toneladas de hortifrútis, mais precisamente 19.840 kg (dezenove mil, oitocentos e quarenta quilos) de verduras, legumes e tubérculos.

Para alcançar essa marca foi desenvolvido um trabalho nas 8 hortas municipais, em 230 canteiros, totalizando aproximadamente 3.400 metros lineares de canteiros, sem contar os espaços de plantio de mandioca e milho entre outros vegetais.

 Finalidade socioassistencial
A maior parte do volume produzido foi vendida à população por preço módico. Outros 1.340 kg (mil, trezentos e quarenta quilos) foram doados à entidades assistenciais do município.

 Manutenção
1) Caiação: 5 hortas já receberam caiação em postinhos de concreto, nas dependências internas (caixas d'agua e quartinhos): Jardins São José, Itamarati, Cila de Lúcio Bauab, Pedro Ometto e Residencial Frei Galvão. Também vão receber os serviços as hortas do Jardim Padre Augusto Sani, Vila Maria e Jardim Santa Helena.

2) Reparo em coluna de portão : na Horta do Jardim São José a pasta iniciou a recuperação da coluna que sustenta o portão.

3) Novos postes e alambrado: na horta do Jardim Itamaraty foram instalados novos postes de concreto e colocado alambrado em um dos trechos que carece de reparo.

4) Roçagem - adubação verde: todas as hortas estão passando por processo de roçagem, que fornece a palha utilizada na compostagem para posterior adubação.

Local das Hortas Municipais
Jahu tem 8 hortas municipais implantadas nos Jardin Padre Augusto Sani, Santa Helena, São José, Itamarati, Cila de Lúcio Bauab, Pedro Ometto, Vila Maria e Residencial Frei Galvão.

Desde o início da atual gestão a Secretaria de Agricultura iniciou intervenções para manutenção e/ou conservação das hortas municipais. O titular da pasta Toni Carioba informa que está atento aos cuidados para manter a funcionalidade das hortas e afirma que a manutenção delas é um processo constante, cíclico e que todas aos serão contempladas.

Ainda segundo Toni Carioba, no momento a pasta está trabalhado no processo de compostagem para melhorar a adubação do solo e a qualidade dos produtos cultivados.

Compostagem
Processo biológico que consiste em transformar, num curto espaço de tempo, esterco e diversas palhas em adubo que torna mais ricos solos pobres em nutrientes, aumenta a capacidade de absorção das plantas, torna o solo mais aerado melhorando a qualidade dos produtos.

Capacitação de funcionários para compostagem
Para produzir adubo através da compostagem foi necessário capacitar hortelãos para execução do processo. Outros cursos de capacitação estão previstos para este ano.

Para outras informações
Telefone: (14) 3626-2404 / (14) 3624-5558
Endereço: Rua Lions Club, 130
E-mail: sec.agricultura@jau.sp.gov.br
Site: www.jau.sp.gov.br
Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

No vídeo a Secretária de Comunicação, Rafaela Hernandez.

https://www.facebook.com/540396306880475/videos/667048294215275

 

Tags

COMPARTILHAR