PROCON
Sobre o PROCON
O PROCON é o principal órgão de defesa do consumidor! É por meio dele que você pode fazer reclamações e reivindicar os seus direitos!
São atribuições do órgão:
- Planejar, elaborar, propor, coordenar e executar a política municipal de proteção e defesa do consumidor.
- Receber, analisar, avaliar e apurar consultas e denúncias apresentadas por entidades representativas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado ou por consumidores individuais.
- Prestar aos consumidores orientação permanente sobre seus direitos e garantias;
- Informar, conscientizar e motivar o consumidor, por intermédio dos diferentes meios de comunicação.
- Solicitar à polícia judiciária a instauração de inquérito para apuração de delito contra o consumidor, nos termos da legislação vigente.
- Representar junto ao Ministério Público, para fins de adoção de medidas processuais, penais e civis, no âmbito de suas atribuições.
- Levar ao conhecimento dos órgãos competentes as infrações de ordem administrativa que violarem interesses difusos, coletivos ou individuais dos consumidores.
- Funcionar, no processo administrativo, como instância de instrução e julgamento, no âmbito de sua competência.
- Fiscalizar e aplicar sanções administrativas previstas na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, e em outras normas pertinentes a defesa dos consumidores.
- Elaborar relatório mensal das atividades do órgão local.
- Elaborar e divulgar o Cadastro Municipal de reclamações fundamentadas contra o fornecedor de produtos ou serviços, conforme prevê o art. 44 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
- Realizar a mediação individual ou coletiva de conflitos de consumo.
- Realizar estudos e pesquisas sobre o mercado de consumo.
- Desenvolver outras atividades compatíveis com suas finalidades.
Contato
Telefone: (14) 3602-1709
E-mail: procon@jau.sp.gov.br
Endereço: Rua Paissandu, 444 – Centro (1º andar)
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h