Jaú, Sábado - 29/04/2017

..........................

Página Inicial > Secretarias > Saúde

A A A

Dados da Secretaria

Secretário: Wagner Brasil de Barros
Endereço: Avenida das Nações, 855
Cidade: Jaú / SP
Telefone: 14 - 3602-3777
E-mail: sec.saude@jau.sp.gov.br
Site: www.jau.sp.gov.br
Horários de atendimento: Segunda à Sexta das 7h às 13h30

Saúde

Programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde:

1.Programa de Saúde da Criança:

A partir do nascimento, é realizado nas unidades básicas de saúde o acompanhamento das crianças, buscando o desenvolvimento biopsicosocial e visando principalmente a prevenção de doenças, como segue:
• Atendimento antropométrico e desenvolvimento neuropsicomotor para as crianças abaixo de dois anos, onde são avaliadas mensalmente pela equipe de enfermagem por três meses consecutivos e, no quarto mês, consulta medica de rotina.
• Realização de teste para fenilcetounúria e hipotireoidismo.
• Terapia de Reidratação Oral – TRO.
• Vacinação.
• Teste do olhinho.
• Prevenção do Retinoblastoma.

2. Programa de Saúde da Mulher:

O programa de Saúde da Mulher visa assistir as necessidades globais de saúde da mulher decorrentes de sua condição biopsicosocial, além das relacionadas ao aparelho reprodutivo, através de atividades de saúde gerais e específicas que inclui a promoção, proteção e assistência a saúde.
• Métodos contraceptivos.
• Pré-natal: avaliação mensal com consulta de enfermagem e médica com realização de exames de rotina.
• Prevenção do Câncer de Colo de Útero, com a coleta de citologia oncótica.
• Prevenção do Câncer de Mama.
• Orientação sobre o auto-exame das mamas.
• Realização de cauterização de colo de útero, conforme indicação médica.

3. Programa de Saúde do Adulto:

• Controle sistêmico de pacientes diabéticos e hipertensos, com o acompanhamento mensal pela equipe de enfermagem e consulta médica realizada a cada três meses e fornecimento de medicamentos específicos.
• Campanha anual para detecção de pessoas que não são conhecedoras de diabetes.


4.Programa de Saúde Bucal:

• Realização de procedimentos coletivos na faixa etária de 0 a 14 anos com realização de atividades educacionais e preventivas.
• Fornecimento de escova e creme dental a cada três meses.
• Realização de bochecho com flúor semanalmente.
• Levantamento epidemiológico anual da prevalência da cárie dentária.
• Palestras e orientações aos alunos maiores de 14 anos quanto aos riscos causados pelo álcool e fumo em relação ao câncer de boca.
Ações realizadas em 12 unidades básicas de saúde; 07 escolas e 02 sindicatos.
• Pronto Atendimento Odontológico – noturno durante a semana; finais de semana / feriados. (noturno em dias úteis e matutino e vespertino alternadamente segundo as unidades em finais de semana e feriados)


5. Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento:

O P.H.P.N. objetiva a realização de um pré-natal adequado instituindo incentivos financeiros ao município e hospitais; através do qual o município contenha as gestantes que cumprem as consultas preconizadas através de fraldas para a criança durante seis (6) meses.

6. Programa de Controle de Tabagismo:

O município de Jaú em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, tem desenvolvido atividades relativas ao controle do tabagismo, através da participação em treinamentos específicos e o desenvolvimento de ações educativas junto à comunidade, principalmente em escolas de ensino fundamental e ensino médio.

7. Programa de Saúde do Adolescente:

Este programa tem por objetivo geral o atendimento global da adolescente no sentido de prevenir problemas nessa faixa etária e dar assistência aos adolescentes portadores de distúrbios físicos e / ou mentais.

8. Programa de Saúde Escolar:

A saúde escolar é um conjunto de atividades desenvolvidas por uma equipe multiprofissional, inclusive o professor, que visa promover, proteger e recuperar a saúde do ser humano em idade escolar.
• Fornecimento de escova e creme dental a cada três meses para alunos de 5 a 14 anos, com o desenvolvimento de procedimentos coletivos em saúde bucal.
• Consulta médica do escolar para avaliar o estado de saúde da criança e encaminha - lá a unidade de saúde para tratamento e acompanhamento se necessário.
• Avaliação e tratamento ambulatorial na área de psicologia e fonoaudiologia.
• Desenvolvimento de campanhas educativas e preventivas.

9. Programa de Assistência Farmacêutica:

O Município de Jaú segue os procedimentos de assistência farmacêutica padronizado pelo Ministério da Saúde (Programa Dose Certa) e que são complementados pelo município de acordo com a nossa realidade e necessidades, totalizando 144 itens.

Urgência e Emergência:

• Pronto Atendimento Municipal: Atendimento nas áreas de clínica médica e pediatria, com o seguinte funcionamento:
- Policlínica Pedro Ometto e PAS Itamaraty (Zona urbana): Atendendo das 17:00 às 21:00 horas (durante a semana) e da 07:00 às 19:00 horas (finais de semana e feriados).
- Distrito de Potunduva (Zona rural): Atende uma população de 19.000 habitantes, distante 15 km da cidade. O atendimento é realizado das 19:00 às 7:00 horas do dia seguinte de segunda a sexta feira por um clínico geral e nos finais de semana e feriados conta também com médico pediatra 24 horas.

• Serviço Móvel de Urgência e Emergência SAMU 192: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) facilita à organização da assistência as urgências, articulando os serviços do município desde a rede pré-hospitalar (hoje realizada no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia) com funcionamento 24 horas/dia, habilitada a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência da média complexidade (M1).


Atenção Especializada:

No atendimento de clínicas especializadas, existem os seguintes serviços próprios municipais:
• Núcleo de Atendimento Terapêutico: possui serviço de fonoaudiologia, psicologia e audiometria, cujo objetivo prioritário é a prevenção e tratamento de crianças de pré-escolas das EMEIS. Além deste trabalho, tem como objetivos: encaminhar ao Centrinho de Bauru (Instituto de Lesões Lábio-Palatáis da USP/Bauru),crianças com suspeita de surdez, para tratamento e acompanhamento, inclusive com protetização; testes de audiometria e impedanciometria a pacientes com idade mínima de 5 anos também realiza atendimento à população em geral no que se refere a disfonia e afasia.

• Centro de Atendimento Oftalmológico: referência municipal para consultas em oftalmologia atende preferencialmente o escolar. Realiza teste do olhinho e atividades de prevenção do Retnoblastoma. Apesar da prioridade de caráter assistencial, são também desenvolvidas atividades educativas junto à comunidade, principalmente nas escolas. Os procedimentos cirúrgicos são realizados na Santa Casa de Jaú e Hospital São Judas Tadeu.

• Núcleo de Atenção a Mulher: realiza atendimento ultrassonográfico da população feminina, em especial durante a gestação.

• Centro de Testagem e Aconselhamento: serviço de aconselhamento de DST/AIDS, testagem anônima para HIV acompanhada de aconselhamento, com ênfase na população ativa, usuários de drogas injetáveis e nas pessoas que procurariam bancos de sangue para esta testagem.

• Programa de Atendimento Domiciliar: o atendimento domiciliar é realizado por equipe formada por médico, enfermeira e técnico de enfermagem, além de outros profissionais que são disponibilizados conforme cada caso requer.  O objetivo é o atendimento de pacientes dependentes de locomoção. O programa visa melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e familiares, suprir dificuldade de locomoção dos pacientes, reduzir custos, treinar familiares e outros grupos de saúde para cuidados com o acamado, promover a assistência e prevenir que a condição de estar acamado, que predispõe a complicações, agrave sua saúde.

• CAPS ad II Centro de Atendimento Psicosocial: destinado ao atendimento de pacientes dependentes de uso de álcool e drogas em regime ambulatorial intensivo, semi intensivo e não intensivo, no período das 07 às 17 horas. O atendimento é realizado por equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatra e clínico geral, enfermeira, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, entre outros. A unidade é referencia municipal para atendimento de pacientes oriundos do Hospital Thereza Perlatti, ambulatório de saúde mental, unidades básicas de saúde e de procura espontânea. 

• Ambulatório Anti-Tabagismo: Presta atendimento a população que deseja deixar de fumar, através de demanda espontânea, através de palestras educativas, atendimento psicológico individual e coletivo, exames, atendimento médico, atendimento de enfermagem, atendimento fisioterapia, atendimento de Terapia Ocupacional e medicamentos que se fizerem necessários.
 
• Ambulatório de Planejamento Familiar: Presta atendimento quanto ao planejamento familiar através de palestras educativas, trabalhos em grupos, distribuição de anti concepcionais, colocação de DIU (Dispositivo Intra Uterino) e encaminhamento para Laqueadura e Vasectomia. Estas ações são normatizadas com base na legislação do Ministério da Saúde.
 
• Ambulatório de Pequenas Cirurgias: Dois ambulatórios, objetivo: atendimento ambulatorial como pequenas cirurgias sem urgência; ex: retirada de cistos, verrugas, lipoma. Conseqüentemente diminui as consultas ambulatoriais do Pronto Socorro.

• Centro de Especialidades Odontológicas - CEO: O CEO e o Laboratório Regional de Prótese dentária tem como objetivo oferecer tratamento odontológico especializado tais como: endodontia, periodontia, cirurgia oral, prótese total removível, atendimento à pacientes com necessidades especiais.

• Fisioterapia: é atendimento fisioterápico à população referenciados pelos Serviços de Saúde.

Serviços de Suporte:

• Central de Ambulância : Serviço que consiste no sistema  de transporte de pacientes: Dentro do município para atendimento nos diversos serviços exemplos: altas hospitalares, pacientes crônicos para realização de hemodiálise e fisioterapia, etc. E também inter municipal transportando os pacientes aos serviços de saúde referenciados através da PPI (Programação de Pactuação Integrada).

• Central de Esterilização: Unidade que recebe todos os materiais e equipamentos, como artigos críticos (contaminados) para fazer a limpeza, lavagem, desinfecção e esterelização dos materiais usados na Rede Básica.

Parcerias entre a Secretaria Municipal de Saúde e Outros Serviços:

- Santa Casa de Misericórdia de Jaú:
- Pronto Socorro: parceria com Pronto Socorro da Santa Casa através do qual a Prefeitura Municipal repassa recursos financeiros destinados a melhoria da qualidade do atendimento.
- Banco de Leite: centro especializado obrigatoriamente vinculado a um hospital materno e ou infantil responsável pela promoção do incentivo ao aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite humano maduro para posterior distribuição. Com prioridade a UTI Neo Natal e posteriormente a pacientes externos. Disponibilização de Recurso Humano (Técnico de enfermagem).
- Ambulatório de Alto Risco Gestacional: centro especializado em ginecologia vinculado ao Hospital Santa Casa, para atendimento à gestantes de alto risco que são acompanhados por profissionais especializados, com exames e internações, a Secretaria de Saúde fornece 03 médicos, 01 enfermeira e Santa Casa com o espaço físico e exames necessários e toda estrutura hospitalar.
 -  Hospital Amaral Carvalho:

Pró Mama: parceria com o Hospital Amaral Carvalho e Rede Básica de Saúde, através do qual é realizado a prevenção do Câncer de Mama;       
Prevenção de Câncer Ginecológico: parceria com o Hospital Amaral Carvalho e a Rede Básica em que é realizado a prevenção do câncer ginecológico.
Coleta de Dados para Registro de Câncer: em parceria com a Secretaria de Saúde através dos prontuários, fichas de atendimento e faturamento do município o número de casos novos enviados ao Hospital Amaral Carvalho;

- Hospital Tereza Perlatti:

Disponibilização de um dentista para atendimento aos pacientes.
Equipamentos: Parceria realizada através de termo de sessão de uso de uma lavanderia ao hospital e o mesmo realiza lavagem das roupas usadas na rede básica.

- NGA – Núcleo de Gestão Assistencial – 25:

Disponibiliza recursos humanos (5 médicos e 1 enfermeira) para atendimento dos usuários do serviço.

- Associação dos Diabéticos:

Disponibilização de recursos humanos.

- Ambulatório de Saúde Mental:

Disponibilização de recursos humanos

- APAE:

 Na gerência da administração de recursos humanos do Programa de Saúde da Família .

- Hemonúcleo

 disponibilização de recursos humanos.

Prefeitura Municipal de Jahu - Rua Paissandu, 444 - Centro - CEP: 17201-900 - Telefone: (14) 3602-1777

© Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Jahu | BiG DESiGNER