8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > PROJETO PEROBANDO MARCA O DIA DA ÁRVORE

PROJETO PEROBANDO MARCA O DIA DA ÁRVORE

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente – Semeia comemora em setembro o Mês da Árvore, com ações realizadas em vários pontos da cidade.

Hoje (21), Dia da Árvore e Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, integrantes do CISC - Centro de Convivência e Inclusão Social fizeram apresentação musical e plantaram uma muda peroba-rosa na Praça Totó Sampaio, em frente à antiga estação ferroviária.

Na ocasião o secretário Giovani Mineti Fabrício anunciou a regulamentação do FUMDEMA - Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente, decretada pelo Prefeito Ivan Cassaro pouco antes do evento e que será publicada no jornal oficial do Município sexta-feira (23). O secretário também divulgou o Projeto Perobando, proposta com objetivo de preservação à peroba-rosa.

Considerada madeira-de-lei a peroba-rosa é símbolo do Município, presente no brasão de Jahu, mas infelizmente a espécie encontrada em várias regiões do Brasil, em áreas de Mata Atlântica, está ameaçada de extinção.

Em Jahu existem apenas 36 perobas-rosas mapeadas; duas das mais altas e antigas da cidade estão no Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Junior - “Professor Dr. Kiko”, aberto frequentemente à visitação pública previamente agendada.

De acordo com o secretário a preservação da espécie é um desafio haja vista que seu desenvolvimento é lento e depende de vários fatores que dificultam sua reprodução. A flores e frutos ocorrem somente a partir dos 20 anos e as árvores não ultrapassam mais que 2,5m de altura nos primeiros 2 anos de crescimento.

Participaram do evento a Profª. Dra Valéria Lopes Rodrigues, presidente do COMDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente e vice-diretora da Fatec; vereador Marcos Brasil; Terezinha Ximenes, supervisora de ensino; Veidson Gonçalves, supervisor de assistência social; Lázara Maria Gazzetta e Marília Cássia dos Santos, representantes da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social - DRADS/Bauru e servidores municipais das pastas de Assistência e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, e Cultura e Turismo.

Tags

COMPARTILHAR