8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > HORTO MUNICIPAL ESTÁ ABERTO À VISITAS NAS FÉRIAS

A Prefeitura de Jahu, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Diretoria de Áreas Verdes e Arborização Urbana, da Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA), realiza a segunda edição do “Férias no Horto”, disponibilizando as manhãs e tardes de terça e quinta-feira e os sábados de manhã para atender grupos de pessoas que desejam visitar o Horto Municipal até 28 de janeiro.

Às terças e quintas os horários de visitação com acompanhamento de monitor são das 9h às 11h e das 14h às 16h, e nos sábados, das 8h30 às 10h30. Para grupos acima de 15 pessoas é necessário agendamento prévio via e-mail: easemeiajahu@gmail.com ou por mensagem no WhatsApp (14) 99756-7153.

ATRATIVOS
- Peroba-rosa - a árvore símbolo do Município
Quem ainda não conhece terá oportunidade de contemplar essa árvore magnífica, símbolo de Jahu, presente inclusive no brasão do Município. Antigamente poderíamos encontrar várias Perobas-rosas em toda nossa região, devido ao solo fértil. No entanto, por tratar-se de madeira de lei, seus atributos fizeram com que a espécie fosse amplamente explorada para construção civil e outros fins, ameaçando-a de extinção. É uma madeira tão nobre e forte que desde a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, uma viga de Peroba-rosa, que vai de um lado a outro do templo, serve de sustentação para o telhado da Igreja.

- Jardim dos sentidos
Os cinco sentido (visão, tato, audição, olfato e paladar) podem ser agradavelmente provocados durante o percurso por uma trilha de plantas de variadas espécies e formas, tamanhos e aromas, que formam o jardim dos sentidos.

- Meliponário (criação de abelhas nativas sem ferrão)
O Horto possui um Meliponário que abriga várias colmeias de abelhas sem ferrão. Em uma caixa didática é possível observar de perto as diferentes espécies e a interessante estrutura interna de uma colmeia.

- Coleção de cactos e suculentas e o Jardim das Plantas Medicinais
Os visitantes vão conhecer diferentes espécies de cactos e suculentas, e um jardim com plantas medicinais.

- Mirante do Rio Jahu e lenda do Ya-hu
Um momento muito especial ocorre quando os visitantes têm a oportunidade de contemplar um pequeno trecho do Rio Jaú. Com 81,5 km de extensão ele ‘corta a cidade’. Neste espaço são abertas reflexões sobre a história da cidade e a forma com que cuidamos dessa dádiva da natureza. Água é mais que uma substância, é garantia de vida. Por isso é indispensável que conheçamos, cuidemos e respeitemos o Rio Jahu.

- Produção de plantas ornamentais e mudas de arborização urbana e reflorestamento
Nesta parte do percurso fica visível um dos principais trabalhos do horto: a produção de mudas, sejam elas ornamentais, ou para arborização urbana e reflorestamento. Da para verificar os diferentes estágios de crescimento, desde o plantio das sementes até o desenvolvimento completo da muda, e receber orientações a respeito da importância do plantio correto de espécies adequadas à zona urbana.

- Fauna do Município
Por tratar-se de uma paisagem natural, é possível se deparar ao longo da trilha com animais nativos encontrados no Município, desde aves, mamíferos, répteis, anfíbios…
Também é destacada a importância da salvaguarda da Biodiversidade e o papel de cada espécie no mundo em que vivemos.

- Árvores de grande porte
Algumas espécies arbóreas de grande porte como a sibipiruna, o cedro e a paineira-rosa, com seus atributos, importância ecológica e histórica vão encantar os visitantes.

INSTRUÇÕES
- Use repelente, filtro solar, roupas leves compridas e sapato fechado para evitar ferimentos. Dê preferência à vestimentas nas cores frias e evite roupas na cor vermelha (na natureza lembra carniça e pode atrair mais pernilongos e outros mosquitos).
- Evite passar desodorantes e perfumes com cheiros fortes e adocicados…

Tags

COMPARTILHAR