8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > AÇÕES PARA EVITAR APARECIMENTO DE ESCORPIÕES

AÇÕES PARA EVITAR APARECIMENTO DE ESCORPIÕES

A Prefeitura de Jahu, por meio do departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde, informa que escorpiões possuem hábitos noturnos, permanecendo escondidos durante o dia em locais úmidos e escuros, podendo entrar nas residências pelas redes de esgoto e instalar-se no meio urbano devido à facilidade de abrigo, água e alimento (principalmente baratas), que aparecem em locais com acúmulo de entulho e lixo.

As medidas de controle e manejo populacional dos escorpiões baseiam-se na retirada dos escorpiões e modificação das condições do ambiente, a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação desses animais. Dessa forma, a conduta da população é fundamental e diversas medidas devem ser executadas diariamente, no sentido de evitar acesso, abrigo e alimento para escorpiões.

BLOQUEAR ACESSO
• Vedar ralos, caixas de inspeção (esgoto), vãos entre sifões e canos de parede nas pias e máquina de lavar, telar janelas e instalar borrachas nos vãos sob portas e portões.
• Instalar calhas sobre muros.
• Inspecionar materiais/produtos no momento da aquisição (tijolos, plantas,
madeiras, telhas, pisos, encaixotados em geral, etc.).

EVITAR ABRIGO
• Vedar frestas/rachaduras em paredes e pisos.
• Não acumular entulho ou sobras de materiais de construção.
• Não acumular folhagem ou resto de vegetação (poda).
• Não acumular inservíveis de maneira geral.

IMPEDIR ALIMENTAÇÃO
• Não acumular resíduos, e acondicionar bem o lixo para evitar o surgimento de baratas, principal atrativo de escorpiões em meio urbano.

Lembre-se que em casos de picada o mais importante é procurar atendimento médico imediatamente, principalmente se as vítimas forem crianças e idosos. Atualmente a Santa Casa de Jahu é referência no atendimento a acidentes causados por escorpiões. Se necessário ligue para o SAMU (192).

Tags

COMPARTILHAR