8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura atende alunos com dificuldades de aprendizado por meio do AME


Desde o início de 2013, a Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, atende alunos de 58 escolas, pré-escolas e creches da rede municipal de ensino com dificuldades de aprendizado por meio do projeto AME (Atendimento Multidisciplinar ao Educando) em prédio próprio.

Ao longo do ano, o projeto foi aprimorado e atualmente conta com uma rede de profissionais qualificados como fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, entre outros profissionais de diversas áreas para atender não somente aos alunos com dificuldades de aprendizado na escola, mas também a família desses alunos com o intuito de inserir a dificuldade do aluno em aprender em seu contexto social e familiar. “No AME, os pais e responsáveis pelos estudantes recebem orientação. Isso inclui o aprendizado sobre as necessidades e dificuldades da criança e a importância de fazer o acompanhamento adequado dessa criança, pois é importante que o pai saiba que é muito difícil combater a dificuldade do aprendizado e a defasagem escolar se o pai também não se interessar sobre a vida escolar do filho”, diz o prefeito Rafael Agostini.

Os profissionais do AME têm como objetivo promover uma melhor qualidade de vida a essas crianças, que, por algum motivo, estão necessitando de um atendimento especializado.

Ainda segundo o prefeito, o AME da Educação não trabalha apenas a dificuldade do aluno e a família do aluno com o objetivo de diagnosticar os problemas familiares ou sociais que interferem nesta demanda de aprendizagem do aluno. O projeto trabalha também os diretores de escola e professores por meio de treinamento no sentido de trabalhar com eles a capacitação e a qualificação adequada para tratar de forma diferenciada e eficiente as necessidades de aprendizado particulares desses alunos que têm situação de dificuldades.

“Em um primeiro momento, a criança é acolhida com sua família. A equipe do AME, que é composta por uma psicopedagoga, duas psicólogas, duas fonoaudiólogas e uma pedagoga, faz o atendimento e essa criança é avaliada. Caso haja necessidade de outros tipos de atendimento, os profissionais encaminham essa criança para outros tipos de serviço oferecidos pelo Município. Em um segundo momento, após a avaliação dos alunos, a equipe orienta e capacita professores, coordenadores e diretores das escolas da rede municipal de ensino. Caso haja necessidade de orientar a forma de trabalho dos professores, a equipe realiza essa orientação de forma individual, com cada professor, para que ele possa atender melhor esse aluno de inclusão”, informa a gerente do AME, Isamara Cesar Túmulo Alves.

Atualmente são atendidas por meio do AME aproximadamente 300 crianças que se encontram em situação de necessidade de atendimento educacional especializado, além dos atendimentos fonoaudiológico, psicológico e psicopedagógico para mais 175 alunos com necessidade de reforço no aprendizado por algum tipo de necessidade especial permanente.

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas