8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Saúde realiza campanha de controle contra a Tuberculose

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, realiza desde o dia 04 de novembro (segunda-feira) nos postos de saúde do Município a Campanha de Controle contra  a Tuberculose visando busca ativa do sintomático respiratório (pessoas que tossem por três semanas ou mais). O objetivo é identificar precocemente a doença, interromper a cadeia de transmissão e reduzir a incidência da doença em longo prazo.

A Campanha se desenvolve com orientações à população sobre os sinais da doença (tosse com ou sem catarro por mais de três semanas; febre baixa, geralmente à tarde; suor noturno; emagrecimento; falta de apetite e fraqueza), assim como coleta de material e realização de exames em pessoas que apresentam esses sintomas.

Segundo a enfermeira Alec Oliveira, responsável pelo Ambulatório de Tuberculose em Jaú, a campanha ocorre no período de 04 a 17 de novembro. Ainda segundo a enfermeira, em 2012 foram realizados 30 tratamentos contra tuberculose. Além disso, o Município contou com 22 casos de quimioprofilaxia notificados e tratados. Atualmente, a cidade conta com 26 pacientes em tratamento contra tuberculose e 26 casos de quimioprofilaxia. “Para o diagnóstico da doença, a pessoa deve realizar o exame de baciloscopia (exame de escarro) no posto de saúde mais próximo de sua residência. Deve levar o RG e o cartão SUS para fazer o exame, que é totalmente gratuito”.

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade. É uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado "bacilo de Koch". É uma doença contagiosa, quer dizer, que passa de uma pessoa para outra por meio do ar. A doença atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. Uma pessoa com tuberculose pulmonar pode transmitir a doença para outra pessoa por meio da tosse e do espirro.

É possível ter o bacilo da tuberculose sem estar doente. Nesse caso, a pessoa tem uma infecção latente, silenciosa e sem sintomas. Quanto mais comprometido o sistema de defesa da pessoa, maior o risco do bacilo se disseminar.

Uma vez diagnosticada, a tuberculose deve ser tratada o mais rápido possível para aumentar as chances de cura da doença e evitar que seja transmitida a outras pessoas.

O tratamento dura no mínimo seis meses.

Para mais informações, as pessoas podem procurar o Ambulatório de Tuberculose, localizado junto ao NGA (Núcleo de Gestão Assistencial – 25 – Rua Sebastião Toledo de Barros, 296 - Vila Carvalho) ou pelo telefone 3622-3388 ramal 208 com a enfermeira Alec ou com a técnica de enfermagem Cláudia.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas